postado em 24/03/2009 12:50
Em todo o Distrito Federal, a cada 100 mil habitantes, 16 são contaminados por tuberculose anualmente. A média local é menor que a metade do número nacional, o qual aponta 38,2 novas infecções no mesmo universo. Com esse índice de contaminações, o número de infectados anualmente no DF ficou em torno de 400 pessoas, entre 2001 e 2008. As informações são do Núcleo de Tuberculose da Secretaria de Saúde.
O coordenador do núcleo, Allan Kardec, destaca que 80 % das unidades de saúde estão preparados para diagnosticar e tratar a infecção. ;A nossa meta é chegar a 100 % este ano;. De acordo com ele, 85% dos pacientes tratados ficam curados. O abandono ao tratamento tem apresentado queda e, em 2008, ficou em menos de 5%. Além disso, Kardec ressalta que 62,5% dos pacientes em fase de tratamento da doença tem idades entre 20 e 49 anos. ;Após os 70 anos a incidência também sofre relativo aumento;
O que é?
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa grave. O tratamento é realizado por três drogas, durante seis meses. O coordenador do núcleo no DF destaca que o abandono do tratamento antes do tempo previsto prejudica o paciente. ;Ainda que os sintomas desapareçam, se o paciente para antes do tempo o bacilo causador se fortalece e cria resistência aos medicamentos, que deixam de ser eficazes;.
Apesar da gravidade, a doença é sintomática. ;Tosses com catarro a mais de três semanas podem ser tuberculose;. Por esse motivo, o coordenador pede que pessoas com o sintoma procurem o Posto de Saúde mais próximo de casa para realizar os testes ou receber orientações de onde os exames podem ser realizados. O diagnóstico é feito por meio de raios x do pulmão e de outro exame chamado PPD (Derivado Protéico Purificado), que identifica se o paciente já entrou em contato com o bacilo de Koch ; causador da doença.
Transmissão e prevenção
Há diversos tipos da doença, entre eles, o DAR positivo e o negativo. O primeiro consiste naqueles casos contagiosos. Allan Kardec explica que a contaminação acontece pelo ar. ;O doente elimina o bacilo de Koch. Mas o contágio só acontece após contato muito grande e depende da imunidade de cada pessoa;.
Segundo o especialista, a quantidade de vírus eliminados e a hipersensibilidade da pessoa aumentam os riscos de infecção. ;A imunidade natural ou a adquirida pela alimentação podem contribuir para a não contaminação;. Nos casos em que há transmissão da doença, após 15 dias de tratamento o vírus não é mais transmitido. A miningite tuberculosa e tuberculose milhar são as formas mais graves da doença. Kardec explica que a vacina BCG, aplicada em crianças quando elas atingem 2 kg, protege conta essas formas da doença.
Orientação
Nesta terça-feira (24/3) é comemorado o Dia Internacional de luta contra a tuberculose. Para celebrar a data, a Regional de Saúde da Ceilândia programou diversas atividades com o intuito de orientar sobre a doença. Haverá apresentação de fantoches, faixas, painéis, carro de som, palestras educativas nas escolas e estações do metrô e estandes onde profissionais darão explicações sobre sintomas, diagnósticos e tratamentos. O evento é realizado no Hospital Regional da Ceilândia (HRC) até o fim da tarde.