postado em 25/03/2009 01:47
Centenas de caixas de remédio sem nota fiscal foram apreendidas na noite desta terça (24/03) em uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O contrabando estava em um Ford Fusion com placa da cidade goiana de Anápolis (NPG 3589) e, provavelmente, tinha como destino a Feira dos Importados.
Os agentes do posto da BR-060, na saída para Goiânia, haviam montado uma barreira e estavam parando os carros por amostragem quando um pano preto cobrindo o material no banco traseiro do Ford Fusion chamou a atenção da equipe.
Quando os agentes tiraram o pano se depararam com as caixas de remédios. A maioria deles é administrada para combater a disfunção erétil. Mas também havia na carga anabolizantes, vitaminas, testes de glicemia e diversos outros medicamentos. Muitos deles tem como origem outros países, como Paraguai e Estados Unidos, mas não tinham bula em português nem registro no Ministério da Agricultura, como exige a lei brasileira.
Cintia Rodrigues de Araújo, 48 anos, e Nery Braz de Amorim, 34 foram presos por crime contra a saúde pública e contrabando. Eles foram levados para a carceragem da Polícia Federal junto com o material apreendido.
Os agentes acreditam que a origem dos medicamentos seja o Paraguai. "Mas deve haver um centro de distribuição em Goiás, porque o carro é de Anápolis e os dois presos são goianos", afirma o inspetor Carlos Honorato de Oliveira, que aponta ainda o destino provável das drogas: "A mulher disse informalmente que seriam vendidas na Feira dos Importados".