postado em 29/03/2009 19:13
Não era dia de aula, mas centenas de universitários compareceram ao Ginásio do Centro Olímpico da UnB, na tarde deste domingo (29/03), para conferir a seletiva brasiliense do Red Bull Paper Wings, o campeonato mundial de aviões de papel. 65 competidores mostraram toda a aerodinâmica e planeio de seus melhores aviõezinhos em duas categorias: distância e tempo de voo. Quem se deu bem foi o estudante de ciência da computação Paulo Alexandre Silva, que levou o título nas duas modalidades.
Na categoria distância, Alexandre conseguiu que seu aeroplano voasse por exatos 26,65m superando todos os adversários. Já na modalidade de tempo de voo, ele fez com que sua "gaivota" se mantivesse no ar por 7 segundos e 37 centésimos até tocar o chão da quadra.
"Vim para fazer os melhores resultados e tentar a vaga para o mundial, mas não esperava ganhar a etapa, ainda mais nas duas modalidades. Cheguei a fazer alguns aviões em casa para relembrar, mas não sabia que tinha todo esse potencial", brincou Alexandre. Como prêmio pela conquista, o universitário ganhou um voo de parapente que, segundo o aluno na UNIP, chegou em boa hora. "Vale como presente pelo meu aniversário, que foi sábado", completou o campeão.
A disputa pelas vagas brasileiras na final mundial do Red Bull Paper Wings, que reunirá representantes de 85 países na Áustria, nos dias 1 e 2 de maio; continua nesta segunda-feira (30/03). A Ulbra, em Canoas/RS, recebe mais um dos "qualiflyers" do campeonato, que também passarão pelo Rio de Janeiro e Recife, até que sejam conhecidos os brasileiros que vão ao mundial.