Cidades

Religião: semana santa começa amanhã

;

postado em 04/04/2009 08:00
Paróquias de todo o Distrito Federal iniciam, amanhã, as comemorações da semana santa. Mais de 1,5 milhão de cristãos da cidade realizam atividades que relembram o julgamento, a morte e a ressurreição de Cristo. As representações teatrais dos dias de sofrimento do messias ocorrem em diversas cidades do DF (veja quadro). O início oficial da semana é o Domingo de Ramos, que simboliza o dia em que Jesus chegou a Jerusalém e foi recebido efusivamente pela população. É o período em que a capacidade de perdoar os erros humanos é testada. A Catedral Metropolitana de Brasília teve a programação alterada devido à reforma do templo. As obras ainda não começaram. Ainda assim, as missas celebradas pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, foram transferidas para o Santuário Dom Bosco. Amanhã, às 11h, o líder religioso estará à frente do ritual do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A bênção dos ramos de oliveira levados pelos fiéis ocorrerá no estacionamento do local, ao longo da W3 Sul. Uma semana depois, no Domingo de Páscoa, dom João Braz de Aviz conduz a missa das 18h. Os demais rituais serão realizados por sacerdotes da Dom Bosco. O padre Sírio Henriques, pároco do santuário, explica que na semana santa há o principal feriado da comunidade católica. ;É um momento de oração e de vivência da fé;, diz. O religioso conta que, além da reforma da Catedral, a ligação da Dom Bosco com o padroeiro de Brasília contou para a transferência da programação durante essa ano. ;A igreja também é mais confortável para acomodar os fiéis.; Via-sacra A mais tradicional via-sacra do DF é a do Morro da Capelinha, em Planaltina. O evento é considerado Patrimônio Cultural e foi homenageado, no fim de março, pela Câmara Legislativa. A celebração ocorre há mais de 30 anos. O grupo que realiza a encenação, organizada pela Paróquia de São Sebastião e outras instituições de Planaltina, tem aproximadamente mil atores e figurantes. Os cenários para reconstrução dos mistérios bíblicos foram instalados ao longo do morro. Cerca de 150 mil pessoas seguem a apresentação em um trajeto de 2km. O trabalho também é minucioso em outras regiões administrativas. São Sebastião tem uma das maiores vias-sacras do DF. O evento ocorre anualmente desde 1990. O diretor de montagem da encenação, Manoel Pina, conta que 15 mil pessoas vão ao parque agropecuário da cidade para assistir ao espetáculo. Os espectadores caminham em procissão até o topo do Morro Bela Vista, onde a encenação é encerrada. Em Ceilândia, 8 mil fiéis acompanham a via-sacra da Paróquia São Marcos e São Lucas. Os 80 atores do Grupo de Teatro Irmão Sol ensaiam com afinco há mais de dois meses. A intenção, segundo o diretor da equipe, Sebastião Lima, é fazer uma celebração ainda mais bonita a cada ano que passa. ;É um estímulo ver tanta pessoa assistindo a encenação;, avalia. A comunidade de Ceilândia, em oficinas da igreja, prepara as roupas e os cenários da montagem.
Programação Confira os horários das missas da programação oficial da Semana Santa e as vias-sacas que ocorrerão em várias cidades do DF: SANTUÁRIO DOM BOSCO 702 Sul, Bloco B Amanhã 8h, 11h, 18h e 19h30 ; Missas de Ramos com procissão e bênção dos ramos. A missa das 11h será celebrada por dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília. Quinta-feira de Endoenças (9 de abril) 8h30 ; Missa dos Santos Óleos, presidida por dom João Braz de Aviz. 19h ; Missa de Lava-pés, também celebrada pelo arcebispo. Sexta-feira da Paixão (10 de abril) 8h ; Adoração na capela para todos os fiéis. 15h ; Celebração da Morte do Senhor por dom João Braz de Aviz. 19h ; Via-sacra encenada no altar do santuário. Sábado de Aleluia (11 de abril) 20h ; Solene Vigília Pascal, presidida por dom João Braz de Aviz. Com a Bênção do Fogo (levar vela) e a Proclamação da Páscoa. Domingo de Páscoa (12 de abril) 11h, 18h e 19h30 ; Missas em comemoração à ressurreição de Cristo. A missa das 18h será celebrada por Dom João Braz de Aviz. CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA Amanhã 8h30 e 18h ; Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Domingo de Páscoa (12 de abril) 10h30 e 18h ; Missa para celebrar a passagem de Cristo da morte para a ressurreição. VIAS-SACRAS DO DF Todas as encenações ocorrem durante a Sexta-feira da Paixão, em 10 de abril. Brasília 19h ; Santuário Dom Bosco, na 702 Sul. Brazlândia 16h ; Grupo Sol Nascente. Sai do Santuário Menino Jesus em direção ao morro da Quadra 12. Ceilândia 15h30 ; Paróquia São Marcos e São Lucas, na Área Especial da QNP 9/13. Gama 20h ; Paróquia São Sebastião, no Setor Leste do Gama. Guará 9h ; Em frente à Paróquia Maria Imaculada, na entrequadra 15/17. Núcleo Bandeirante 19h30 ; No Ginásio de Esportes da cidade. Paranoá 17h ; Terminal Rodoviário, na Quadra 33. Planaltina 16h ; Morro da Capelinha. Riacho Fundo 17h ; Praça da QN 1, em frente à Capela Anjo da Guarda. Recanto das Emas 18h ; Paróquia São Gabriel Arcanjo , na Quadra 400/600, subcentro. Sobradinho 16h ; Campo de futebol da Quadra 15, em frente à Paróquia N. S. Imaculada Conceição. Samambaia 17h ; Centro Urbano da Quadra 302, entre o Fórum e a Paróquia Santa Luzia. Santa Maria Norte 15h ; Paróquia Santa Mãe de Deus, na CL 215. Santa Maria Sul 19h ; Paróquia São José, na Área Especial da QR 402. São Sebastião 18h ; Paróquia N. S. Aparecida, ao lado do Parque Agropecuário de São Sebastião. Taguatinga 14h ; Paróquia São Vicente de Paulo, na Praça da QSE, Vila Dimas. 19h ; Grupo Via Sacra de Taguatinga, ao lado do Fórum de Taguatinga Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação