Cidades

Praça dos três poderes recebe telescópios para observação do céu

;

postado em 04/04/2009 08:24
Durante milhares de anos, o homem acreditou que a Terra era plana e que nosso planeta seria o centro do universo. Teorias do formato esférico surgiram na idade média, mas foi somente após as observações do céu feitas pelo italiano Galileu Galilei que a verdade veio à tona. Descobriu-se que a Terra era redonda e que girava em torno do Sol. Para celebrar a descoberta feita 400 anos atrás, a Organização das Nações Unidas definiu 2009 como o ano da astronomia e planejou um evento mundial para a data. Telescópios de todo o mundo estão voltados para o céu desde ontem e assim devem permanecer até segunda-feira, quando a observação dos astros completará 100 horas de duração. O evento conta com a participação de 137 países, inclusive o Brasil. Como capital da república, Brasília não poderia ficar de fora. O Clube de Astronomia da cidade ficou responsável pela organização do encontro, que ocorre hoje a partir das 19h30 na Praça dos Três Poderes. Os interessados poderão observar a Lua, os anéis de Saturno, a nebulosa de Órion e outros astros do céu noturno. O evento é aberto à população. Os organizadores levarão telescópios que ficarão disponíveis para o público, mas recomendam que quem tiver algum instrumento de observação o leve para o local. Segundo o presidente do Clube de Astronomia, Marcelo Wagner da Silva, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de eventos programados para as 100 horas de observação das estrelas. ;São 210 encontros marcados até segunda-feira. Perdemos apenas para os Estados Unidos, que tem mais de 400 eventos agendados;, contou. Educação As atividades astronômicas em Brasília não param com a programação de hoje. A partir do mês que vem, o Clube da Astronomia começará a fazer visitas a escolas públicas do Distrito Federal para realizar palestras e incentivar os alunos a observar os astros. ;Conseguimos recursos junto ao CNPq para fazer o projeto Telescópio na Escola. Visitaremos três escolas por semana durante cinco meses, a começar pelo Plano Piloto;, detalhou Marcelo. A realização do projeto tem grande importância para o Clube de Astronomia, que pretende atingir um público de 60 mil a 100 mil pessoas até o fim do ano. ;Uma reunião na Grécia planejou as comemorações do Ano da Astronomia e definiu a meta de que 10 milhões de pessoas, em todo o mundo, deveriam ter a oportunidade de enxergar o céu através de um telescópio até o fim do ano. Aqui no Brasil, decidimos atender a 10% desse total. Ou seja, levar a chance a 1 milhão de pessoas;, explicou. A expectativa dos organizadores para o evento de hoje também é alta. Eles esperam contar com uma ampla participação da população. ;Só esperamos que o tempo não fique nublado e nem chova;, comentou Marcelo. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia não é das melhores. ;O tempo deve estar parcialmente nublado, em especial no fim da tarde e início da noite. Pode ser que chova;, avisou o meteorologista Hamilton Carvalho. Só resta esperar que, desta vez, a previsão esteja errada.