postado em 06/04/2009 12:52
A fiscalização da lei seca continua com alto índice de flagrantes em Brasília. Só na última semana, 57 motoristas foram pegos dirigindo embriagados: 24 foram autuados na Operação Álcool Zero, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran-DF); e 33 na Operação Bafômetro, do Depatarmento de Trânsito do DF (Detran).
Na Operação Álcool Zero, realizada entre 30 de março e 5 de abril no Plano Piloto, dos 24 motoristas que dirigiam embriagados, quatro tiveram que ser presos por apresentar concentração de álcool superior a 0,34 mg/l de ar. A maioria dos flagrantes ocorreram na Asa Sul.
Apesar do tempo chuvoso, que segundo o Coronel Cintra, comandante do BPTran, dificultou a realização das blitz, 1374 condutores foram autuados por infrações diversas. A ação resultou na remoção de 53 veículos ao depósito e recolheu 38 carteiras de habilitação. Além da Asa Sul, as blitzes ocorreram na Asa Norte, Sudoeste e Octogonal.
Já a Operação Bafômetro, de quinta-feira (1/4) até a madrugada desta segunda-feira (6/4) fez autuações em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Lago Norte e alguns pontos do Plano Piloto. Ao todo, o Detran apreendeu 237 veículos por diversas infrações. O chefe de fiscalização do órgão, Silvain Fonseca, avisa, com a chegada da semana santa, que vai intensificar ainda mais as ações. "Teremos um efetivo de 300 homens nas ruas a partir de amanhã."
Os condutores autuados tiveram sua carteira de habilitação recolhida e deverão pagar multa de R$ 957,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Os presos em flagrante, além da punição administrativa estão sujeitos a detenção de 6 meses a 3 anos.