postado em 06/04/2009 18:09
A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu agora a pouco um alerta de enchente para Unaí, cidade mineira distante 150km de Brasília. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu as comportas da Hidrelétrica de Queimados, que fica a 190km do centro do município de quase 80 mil habitantes. Segundo a estatal, as águas liberadas da represa devem chegar ao centro urbano entre 18h e 22h. Elas alimentam o Rio Preto, que corta Unaí.
Até às 16h, quando havia sido emitido o alerta mais recente, as águas da barragem haviam subido 7m acima do nível normal, segundo os técnicos da Cemig. A cheia e a consecutiva abertura da represa foi provocada pelo grande volume de chuvas que caiu na região nos últimos dias, anormal para essa época do ano.
Mais de 140 homens e mulheres das unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em Unaí estão de prontidão. Vinte deles têm percorrido as comunidades ribeirinhas para fazer o alerta. Quem mora mais próximo do leito do Rio Preto está sendo retirado de casa, com ajuda de funcionários e caminhões da prefeitura.
O que mais preocupa as autoridades são os oito bairros inundados pelas enchentes de 2007 e 2005 ;Cachoeira, Chácaras Rio Preto, Politécnica, Itapoã, Jacilândia, Capim Branco, Amaral, e Olaria.