postado em 13/04/2009 14:41
Nesta segunda-feira (13/4) começaram as obras da via de ligação entre a L4 Sul e a W4 Sul. A obra de 8 km de extensão vai custar R$ 20 milhões e vai atender aos mais de 100 mil veículos que passam no local diariamente.
A nova pista vai diminuir o trânsito intenso nos setores Comercial, Bancário, Hospitalar, de Rádio e TV e de Autarquias. Os motoristas do Lago Sul, dos condomínios e do Setor Comercial Sul também serão beneficiados.
O primeiro trecho começa no Setor de Autarquias Sul (SAS), na altura do prédio da Funasa. Será duplicada a pista, passando por baixo do viaduto que dá acesso à L2. No local também serão feitas obras de drenagem de águas pluviais.
O segundo trecho começa quando a via chegar à Embaixada dos Estados Unidos. Ela segue até a L4 Sul, passando ao lado do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria Geral da República (PGR).
Na ocasião, o governador José Roberto Arruda pediu para que a obra fosse concluída em até 10 meses. No entanto, a previsão de conclusão é até abril de 2010. Já o secretário de obras Márcio Machado afirmou que a pista vai principalmente facilitar o trânsito. "A nova via facilitará todo o fluxo da área central de Brasília, principalmente no Eixo Monumental", afirmou.
Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF) não foram registrados nenhum acidente com mortes nessas vias. Até março deste ano, a frota total de veículos no DF era de 1.072.457.