postado em 13/04/2009 18:45
Dois homens foram presos no final da manhã desta segunda-feira (13/4), às 11h40, acusados de clonar cartões de crédito e efetuar saques indevidos nas proximidades do Shopping do Gama. Com eles foram apreendidos 69 cartões clonados de diferentes clientes e bancos, dois aparelhos chupa-cabra e mais R$ 890, produto de roubo.
Além disso, foi encontrado um notebook com programas específicos para clonagem dos cartões e partes de caixas eletrônicos, onde o cliente coloca o cartão para fazer a leitura dos dados. Os homens foram levados para 14ª DP (Gama).
Januário Alessandro Sales, 46 anos, foi o primeiro a ser preso. Ele estava em um terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal, próximo ao shopping, quando foi abordado por policiais militares que verificavam uma possível ocorrência de assalto na área.
Ao perceber a presença da viatura da polícia, o homem demonstrou nervosismo, o que chamou a atenção dos militares. Durante a revista, foram encontrados com ele, 17 cartões clonados, vários extratos de contas de diferentes pessoas, um dos aparelhos usados para clonar dados do cartão, conhecido como chupa-cabra e os R$ 890.
Januário levou os policiais até o carro em que estava. Ao chegarem ao veículo, o comparsa dele, identificado até o momento apenas como Cícero, 46 anos, estava ligando para celular do acusado para marcar uma transação.
Eles marcaram o encontro, onde Januário deveria entregar a máquina chupa-cabra, que seria utilizada por Cícero em golpes no Paranoá. Os policiais prenderam o segundo acusado em flagrante.
Na casa de Januário, os agentes encontraram ainda 52 cartões clonados, o outro chupa-cabra, o notebook, as partes de caixas eletrônicos, retiradas para que os criminosos fizessem as adaptações para copiar os dados dos cartões dos clientes, e ainda uma máquina para fabricação dos cartões.