postado em 14/04/2009 10:15
Cerca de 200 pessoas dos Movimentos Sem-Terra (MST) e do Apoio ao Trabalhador Rural (Matr) estão na BR-020, na altura do Km 41, na manhã desta terça-feira (14/4). Eles bloqueiam a via, desde às 7h, no cruzamento da DF-110, próximo à região do Pipiripau. Os manifestantes estão com bandeiras dos movimentos e alguns com pedaços de madeiras nas mãos. A interdição da pista foi feita com pneus queimados.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acompanha a manifestação junto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, desviou o trânsito da via para a DF-345, sentido Formosa-Brasília, e para a DF-118, no sentido contrário. Com isso, apesar do transtorno para os motoristas que passam pelo local, não há congestionamentos.
Os manifestantes reivindicam avanços nas questões agrárias do Distrito Federal e do Entorno. Eles querem ainda, uma audiência com a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Um dos integrantes do MST que coordena o movimento desta manhã, Claudinei Barbosa, explica que, mesmo após a invasão da sede nacional do Incra, ocorrido em 30 de março, as negociações não avançaram. ;Nossa intenção não é prejudicar ninguém e sim reivindicar os nossos direitos;.