postado em 19/04/2009 21:24
Cerca de 250 pessoas foram retiradas de invasões nas quadras 123, 127 e 327 da Samambaia Sul neste domingo (19/4). A ação, realizada pela Polícia Militar em conjunto com quatro órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), realocou 197 moradores da região. Acabaram transferidos para abrigos e albergues, com a promessa de que, em até 60 dias, todos ganharão casas em uma expansão de Samambaia. Os futuros lares estão em construção.
A operação começou às 8h e terminou por volta das 17h, quando a última quadra foi finalmente evacuada. Os moradores casados e com filhos seguiram para o Albergue Bernardo Sayão. Os solteiros ficarão em um abrigo em Taguatinga. A ação reuniu representantes da Secretaria de Ação Social do Distrito Federal, Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), Secretaria de Ordem Pública e Administração Regional de Samambaia.
A secretária de Ação Social do DF, Eliana Pedrosa, disse que a retirada dará melhores condições de vida para os invasores. Alguns deles moram há pelo menos uma década em condições precárias, em casebres de papelão, sem água encanada e ligações de energia elétrica clandestina. Sem contar a sujeira e a falta de saneamento básico na comunidade repleta de crianças. "A ideia é que eles retornem para Samambaia, mas em outras condições", afirmou. Eliana garantiu que a transferência foi discutida com a comunidade das três quadras.