postado em 20/04/2009 21:18
O Distrito Federal tem até 30 de abril para solicitar recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça. O DF já faz parte do programa desde dezembro do ano passado e já conta com um Território de Paz, nome dado ao local onde o programa foi instalado, no Itapoã.
Em 2008, o DF recebeu R$ 14,2 milhões do Pronasci. O Itapoã já conta com programas sociais e de segurança. O Mulheres da Paz é um exemplo. Nele voluntárias são capacitadas para resgatar jovens em situação de risco e encaminhá-los a projetos sociais.
A quantidade de recursos que o programa destinará a cada unidade federativa vai depender do número de projetos apresentados e aprovados pela equipe técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Os projetos devem estar alinhados com as diretrizes do programa: a prevenção e a repressão policial qualificada; o diálogo com jovens em situação de risco infracional ; principal público-alvo ; e a promoção da cidadania nas comunidades dominadas pelo crime organizado.