postado em 21/04/2009 11:30
A maioria, 30,81%, acredita que a logomarca é linda. Já para 27,27% dos que votaram, deveriam tentar outra logomarca. As opções fraca e feia tiveram 347 e 323 votos, respectivamente. No total, a enquete que perguntou aos internautas a opinião sobre a logomarca comemorativa dos 50 anos de BrasÃlia teve 2.681 votos.
A proposta é do arquiteto e urbanista Antônio Danilo Moraes Barbosa. A logomarca incorpora traços do urbanista Lúcio Costa, do arquiteto Oscar Niemeyer e Athos Bulcão. O arquiteto define sua proposta na gratificação do sinal da cruz, nos claros dos azulejos, no grafismo do número 50 e na coluna sÃmbolo que completa a imaginação do observador.
O arquiteto mora em BrasÃlia. Ele é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de BrasÃlia (UnB) e é ex-professor do departamento de Arquitetura da UnB. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a logomarca do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Para concorrer os participantes precisavam ser maiores de 18 anos, pessoa fÃsica e atuar em artes plásticas, desenho industrial ou publicidade. Também foi exigido curso superior ou curso am andamento. A comissão julgadora - formada por desenhistas industriais, artistas plásticos, arquitetos, designers e representantes do governo ; receberam 400 propostas de todo o paÃs.