postado em 28/04/2009 14:24
As obras do projeto que prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) iniciam na quinta-feira (30/4), quando será assinada a ordem de serviço. A apresentação do plano de remodelação da estrada foi feita na manhã desta terça-feira (28/4), por volta das 9h. A inauguração da obra está marcada para dia 21 de abril do próximo ano.
De acordo com o projeto, uma faixa exclusiva para passagem dos ônibus será construída no lado esquerdo do canteiro central da EPTG. Também será feita a ampliação da estrada, por meio da construção de duas vias de cada lado da pista. O objetivo é diminuir o congestionamento, causado pelos 140 mil veículos que circulam todos os dias no local.
A extensão do corredor para ônibus é de 12,7 km e vai do início da EPTG, na saída de Taguatinga até o viaduto da Estrada Parque de Indústria e Abastecimento (EPIA).
O projeto faz parte do programa Brasília Integrada. Segundo o GDF, a remodelação da EPTG é a primeira fase de um projeto maior, chamado Linha Verde.
Orçado em R$ 244 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Linha Verde propõe obras semelhantes as da EPTG nas avenidas Comercial e Sandu, em Taguatinga Norte, na avenida Hélio Prates, na pista do Setor Policial Sul, e no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
Vida Melhor
Após anunciar as obras da EPTG, o Governador Arruda seguiu para Ceilândia, onde, às 10h, fez a entrega de 1.600 cartões sociais, do Programa Vida Melhor. A entrega foi feita no Ceilambódromo.