postado em 08/05/2009 10:42
Cercas de lotes do condomínio Estância Quintas Alvorada, no Lago Sul, são derrubadas na manhã desta sexta-feira (8/5). Ao todo, são 15 mil metros da construção irregular. Além disso, postes de energia não cadastrados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) também serão retirados.
De acordo com o coordenador da operação, Tenente Freires, da subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), nenhuma casa será derrubada hoje. ;Vamos retirar apenas as cercas e alguns postes de iluminação;. Ele explica, ainda, que a ação acontece porque o parcelamento irregular está em área da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Desde janeiro de 2007, uma determinação do Governo do Distrito Federal (GDF) proíbe a construção de novos lotes em condomínios em áreas particulares e públicos, até que estes sejam regularizados.
A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), afirma que após essa determinação do GDF, 26 casas foram construídas. Na portaria do condomínio há uma placa informando que todos os lotes já possuem dono. No entanto, a Terracap destaca que lotes do condomínio são vendidos durante os fins de semana, quando a fiscalização é menor.
Freires conta que, na última quinta-feira (30/4), houve outra operação que derrubou 4.800 metros de cerca de 50 loteamentos. Participam da ação duas equipes da Terracap, duas da Sudesa e cinco da CEB. A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) tambepm apóia as operações de derrubada.