postado em 11/05/2009 15:13
O horário de visita das clínicas de internação, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi ampliado desde o último domingo (10/5). As mudanças também atingem os pacientes da psiquiatria, que também passarão a receber visitas.
Nas clínicas de internação, a visita é de 11h às 17h. Na UTI, de 15h às 17h; na neurocirurgia, de 13h às 17h e na psiquiatria, de 15h às 16h. Todas as visitas serão diárias. No caso da psiquiatria, a entrada dos visitantes será pela portaria central e serão permitidos apenas cinco visitantes, um por vez.
De acordo com a gerente de Enfermagem do HBDF, Márcia Pereira de Souza, essa iniciativa tem como referência a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde que busca a participação dos usuários na produção do bem-estar na saúde. "A visita aberta contribui para um hospital mais humanizado", enfatiza a gerente.
O Hospital de Base possui 570 leitos na área de internação, pronto-socorro e UTI, com uma taxa de ocupação de cerca de 90%. Cada paciente recebe, segundo estudos, uma média de duas visitas por dia, o que corresponde a 1.140 pessoas nas duas horas atuais de visita. O número de visitantes será ainda maior após a conclusão da reforma do segundo, terceiro e quarto andares, o que elevará para 877 o número de leitos em funcionamento.