postado em 11/05/2009 16:11
A Universidade de Brasília (UnB) vai construir uma nova Casa do Estudante Universitário (CEU). A proposta prevê a construção de cinco edifícios, com 150 apartamentos, cada um com 10 apartamentos por andar e com 4 quartos individuais. Os novos prédios serão capazes de atender 600 estudantes.
O projeto foi inspirado no sistema de superquadras. São cinco edifícios interligados por calçadas. Apenas duas entradas principais e passarelas internas, o que garante maior segurança e controle de quem frequenta o local. O projeto prevê pistas de corrida e uma área central de lazer, onde haverá equipamentos de ginástica.
O projeto promoverá a acessibilidade e sustentabilidade. Todos os apartamentos possuirão dois banheiros, um deles adaptado para deficientes físicos. O projeto garante o aproveitamento da luz natural e maior ventilação. Também haverá instalações de reaproveitamento de água para a limpeza.
Pontos polêmicos
A localização foi um dos pontos discutido e criticado pelos alunos. Os edifícios serão construídos ao lado da Colina, o que aumenta a distância percorrida para se chegar ao campus da Universidade. Por exemplo, na atual localização, os prédios ficam a 930 metros do Instituto Central de Ciências, famoso Minhocão. enquanto que no novo local a distância sobe para 1 km.
Segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e co-autor do projeto, Marcílio Mendes Ferreira, o ponto forte é a estrutura dos apartamentos. "Os quartos são voltados para o nascente, o que oferece maior conforto térmico, melhor ventilação", diz.
"Discutimos um novo conceito de moradia, levando em conta a experiência que temos com a atual estrutura. Queremos que a nova casa funcione com regularidade, atendendo a todos de uma forma democrática e cidadã", diz a decana de Assuntos Comunitários, Rachel Nunes da Cunha.
A iniciativa já tem verba do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), de R$ 12,6 milhões. Cerca de 90 alunos aguardam uma vaga no CEU, enquanto 100 pessoas moram irregularmente no local.