postado em 12/05/2009 20:02
Setenta famílias começaram a ser assentadas na quadra 829 de Samambaia na segunda-feira após um mês morando no Albergue Bernardo Sayão.
Em abril, 197 pessoas foram retiradas de invasões nas quadras 123, 127 e 327 de Samambaia Sul em ação realizada pela Polícia Militar, Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest), Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e Administração Regional de Samambaia.
Alguns moradores estavam nas antigas invasões há pelo menos uma década em condições precárias, em casebres de papelão, sem água encanada e ligações de energia elétrica clandestina. ;A sujeira e a falta de condições de higiene também eram grandes;, afirma Paulo Roriz, secretário de habitação.
De acordo com a Codhab, a lei distrital 3.877/06, que trata da política habitacional do governo, separa 20% de todo o programa habitacional para atender famílias em situação de risco social. ;São pessoas que moram em áreas consideradas sem as condições mínimas, como regiões próximas a ribanceiras, prejudicadas pelas chuvas ou mesmo sem saneamento básico, expondo as famílias às mais variadas doenças;, explicou Paulo Roriz.
As invasões removidas pelo GDF existem há mais de dois anos e constam no levantamento feito no início de 2007.