postado em 15/05/2009 20:51
Nesta segunda-feira o Corpo de Bombeiros inicia a operação Verde Vivo. A iniciativa ocorre todo ano e faz parte da estratégia de conter o fogo no cerrado. Cerca de 200 bombeiros treinados serão divididos em turnos e ficarão responsáveis pelo combate a incêndios.
A proximidade do período sem chuvas também deixa em estado de alerta o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração dos parques federais. Três parques do Distrito Federal administrados pelo ICMBio formaram equipes de brigadistas. Esses profissionais recebem curso de formação e são responsáveis pelo trabalho de combate aos incêndios no Parque Nacional de Brasília, conhecido como parque da Água Mineral; Reserva Biológica da Contagem e Floresta Nacional de Brasília.
Na Reserva Biológica da Contagem, em Sobradinho, sete brigadistas trabalharão a partir de junho e ações de prevenção e combate serão realizadas junto com a comunidade que vive no entorno. ;Vão ser feitas barreiras contra fogo nos limites do parque e blitzes nas rodovias, com entrega de material informativo;, afirma Fernanda Lopes, gerente do fogo da reserva. Entre as medidas preventivas está previsto trabalho nas escolas. ;Alunos da rede pública serão capacitados para fazerem um diagnóstico do uso do fogo na região e os chacareiros participarão das oficinas;, completa a gerente.
No DF os incêndios em parques ocorrem com maior frequência de junho a setembro, meses em que chove pouco e a umidade do ar chega a apenas 10%. Apesar de abril ter sido o mês mais chuvoso da história e maio estar com o índice de chuvas 18% acima da média para todo o mês, as chuvas estão com os dias contados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet, afirma que a seca deve chegar até o fim deste mês. ;Estão previstas chuvas para sábado e domingo, mas depois a tendência é que as chuvas fiquem esporádicas;, afirma Melo.
Evite a ocorrência dos incêndios:
- Não queime lixo em casa
- Não jogue lixo nas ruas e estradas
- Em caso de risco ou ocorrência de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros (193)
- Não provoque fogo sem permissão e orientação técnica