postado em 20/05/2009 11:06
As secretarias de Educação e Saúde devem assinar, nesta quinta-feira (21/5), um convênio para instituir o Programa Saúde na Escola, em 26 instituições de ensino do Distrito Federal. A iniciativa vai contribuir para enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e de jovens brasileiros. O objetivo é colaborar para a elaboração de política integral de atenção à saúde para crianças e adolescentes do ensino fundamental.
Entre as metas do programa, para este ano, a secretaria destacou a avaliação das condições de saúde desses alunos, ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, a conferência e a atualização do cartão de vacinação dos jovens. Serão observadas, ainda, se foram aplicadas as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, rotavírus, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), sabin, tetra (difteria, coqueluche, tétano, haemofilos influenza).
Na solenidade de lançamento, o programa será apresentado às equipes das escolas e das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, como informa a Secretaria de Educação, serão formadas equipes regionais de gerenciamento integrado, que ficarão responsáveis por planejar as ações conjuntas.
Surgimento
O Governo Federal instituiu o programa em dezembro de 2007. Em setembro do ano passado, os ministérios da Educação e da Saúde formalizaram a parceria. Durante o ano de 2008, as Secretarias de Educação e de Saúde do DF deram início à discussão para ampliar as atividades de saúde já existentes na área escolar, a fim de dimensionar o Projeto de Saúde na Escola, de acordo com as diretrizes federais.