postado em 21/05/2009 13:42
Atendendo ao pedido da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) para doação de sangue, muitos voluntários foram até a unidade, no Setor Médico Hospitalar Norte, nesta manhã (21/5). No entanto, o gesto de solidariedade acabou se tornando um transtorno para várias pessoas. Muitos se depararam com uma longa espera que dura mais de três horas. Cerca de 50 doadores ainda aguardam no local para fazerem a doação, alguns em jejum.
O horário de funcionamento do local é das 8h às 18h, sem intervalo, no entanto, doadores afirmam que não há médicos no local para atender. Segundo eles, os funcionários foram almoçar e os deixaram esperando.
De acordo com uma das doadoras que está no local e prefere não se identificar, algumas pessoas desistiram de doar sangue, devido a demora no atendimento. ;A gente vem querendo ajudar, mas fica nessa situação. Temos compromissos e não podemos ficar aqui;.
Um lanche foi oferecido pelo Hemocentro aos voluntários, mas, nem todos aceitaram, com isso muitos reclamam que estão com fome e cansados da demora.
A assessoria de imprensa do Hemocentro negou que faltasse médico para o atendimento. Segundo o órgão, há apenas uma demora maior no atendimento por se tratar da hora de almoço, o número de profissionais é reduzido.
Apesar do volume de pessoas no local para doar sangue e pelo retardo para a coleta, o FHB continua solicitando que doadores compareçam ao centro. A assessoria afirmou que independente do número de doadores no Hemocentro, o pedido é necessário devido o déficit de sangue, especialmente do tipo O positivo.