postado em 22/05/2009 08:22
Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), João Carlos Teixeira foi homenageado ontem com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A honraria é concedida a pessoas que tenham praticado atos de relevante interesse social para a população e que possuam idoneidade moral e reputação ilibada. O engenheiro João Carlos vive em Brasília há 34 anos. Chegou para ajudar na construção e solidificação da nova capital. Durante 21 anos em que atuou na Eletronorte, contribuiu para a construção de usinas hidrelétricas no norte do país.
Desde que veio para Brasília, em 1975, tem dedicado boa parte de sua vida ao serviço público. ;É uma honra para mim. Tive a oportunidade de trabalhar na Eletronorte, onde construímos a usina de Tucuruí que, no fim, trouxe energia de confiável e de boa qualidade ao Distrito Federal. Da energia para a água foi um pulo. São dois bens essenciais a vida e tenho me dedicado a eles e ao interesse do bem público;, destacou.
Orgulhos
Da carreira como engenheiro, João Carlos diz carregar dois grandes orgulhos. Um deles, ainda em Minas Gerais, ele não esquece. Crianças recebiam as lições em um grupo escolar ; como algumas escolas eram chamadas naquela época ; com péssima iluminação. Por meio do seu trabalho, pôde melhorar a qualidade da energia no local. ;E o outro, sem dúvida, é ter trazido minha colaboração para o bom desenvolvimento dos recursos hídricos do DF;, citou.
Amigos e familiares acompanharam a sessão de entrega do título, realizada na Câmara Legislativa. O Diretor Presidente do Correio Braziliense, Álvaro Teixeira da Costa, irmão de João
Carlos, se emocionou ao falar das dificuldades enfrentadas pelo homenageado para superar um problema de saúde do filho. ;Com certeza essa homenagem é o reconhecimento à dedicação, competência e correção do João Carlos, que é um profissional exemplar;, resumiu Álvaro Teixeira da Costa.
Ao falar sobre os motivos que o levaram a escolher João Carlos para homenagear com o título de Cidadão Honorário, o deputado distrital Batista das Cooperativas destacou que em todo o seu mandato concederá apenas dois títulos como esse. ;Serão reservados a pessoas que tenham dado verdadeira e definitiva contribuição para nossa cidade;, resumiu. A jornalista do Correio Braziliense, Jane Godoy, prima de João Carlos, se lembrou dos tempos de infância em Belo Horizonte e do orgulho que é, para toda a família, viver um momento como o de ontem.