postado em 22/05/2009 09:46
Mais cinco carros foram flagrados transportando passageiros de forma irregular, na manhã desta sexta-feira (22/5), no Plano Piloto do Distrito Federal. No início da noite desta quinta-feira (21/5), quatro veículos já haviam sido apreendidos pela mesma irregularidade. Com esses, já são 724 flagrantes de transporte pirata em 2009.
A blitz desta manhã aconteceu no Eixo Norte, entre 6h e 9h. A operação foi realizada pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Na noite de ontem, a fiscalização aconteceu no Eixo Sul, em frente ao Banco Central, entre 17h e 19h.
Um guincho levou os veículos ao depósito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Os carros de passeio só poderão ser retirados após pagamento da multa que varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil. A dívida só poder ser quitada com dinheiro, à vista. Apenas após 72h do pagamento o motorista poderá buscar o veículo.
Irregularidades
Entre janeiro e esta quinta-feira (22/5), 2.137 veículos foram flagrados cometendo diversas infrações. As principais notificações foram por excesso de passageiros, pirataria e falta de equipamentos obrigatórios (pneu careca, problemas elétricos, extintor de incêndio vazio ou vencido, estofado solto, etc.).
Dos 724 que transportavam passageiros irregularmente, 81 são ônibus, três micro-ônibus, 238 vans e 402 carros de passeio.