postado em 25/05/2009 13:01
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta segunda-feira (25/5), 14 membros de uma quadrilha que roubava carros no Distrito Federal. Eles eram investigados há três meses pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) e, nesse tempo, roubaram pelo menos 30 carros. Um dos integrantes continua foragido.
De acordo com a polícia, depois dos roubos, o chassi, a documentação e as placas dos veículos eram adulterados. Em seguida eles iam, geralmente em grupo de quatro carros, até a fronteira com o Paraguai. Lá, um receptador trocava os veículos por drogas e armas. Neste mercado, os carros eram avaliados de R$ 2 mil a R$ 5 mil.
Os acusados foram presos durante uma operação da qual participaram 120 policiais, às 6h desta segunda. Foram recuperados 12 veículos, encontrados nas casas dos detidos. Além disso, a polícia apreendeu, 1,060 kg de cocaína e um revólver calibre 38. Todos os presos já possuem passagem pela polícia por diversos delitos. Eles foram autuados por formação de quadrilha, um deles, também por tráfico, e outro ainda por porte ilegal de arma de fogo.
A Polícia Civil do DF vai informar a Polícia Federal sobre o receptador no Paraguai. Os veículos recuperados passarão por perícia para que seja identificado o chassi original e, assim, restituídos aos donos.
Organização
Ainda conforme a polícia, a quadrilha agia em dois grupos, o de Planaltina e o de Ceilândia. Não foi identificada uma preferência por locais para os roubos, mas se sabe que eles atuaram em Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto.
O líder do núcleo de Ceilândia é Rodrigo Lopes Denito, de 23 anos. Também fazem parte Wellington dos santos, 25, Robson Barbosa, 19, Leandro Carvalho, 23, Johnny Ribeiro, Emerson de Lima, 34, e um adolescente de 17 anos.
Já do grupo de Planaltina, o líder é Thiago Rodrigues, 24. Os outros integrantes são: Manásseis Soares, 30, Alexandre da Silva, 28, Glasiano da Silva, 26, Bruno Rocha, 21,
Adilom dos Santos, 50, e Wallace da silva, 20.