postado em 26/05/2009 13:49
Trabalhadores rurais fazem, desde o início da manhã desta terça-feira (26/5), uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar, cerca de três mil pessoas estão no local. Apesar disso, nenhum das faixas da via foi ocupada pelos manifestantes. O trâsnito segue livre e sem retenções.
Os participantes fazem parte do movimento Grito da Terra. São esperados cerca de 5 mil trabalhadores rurais, que ficarão acampados no estacionamento do estádio Mané Garrincha.
A abertura oficial aconteceu nesta manhã, em frente ao Congresso. Às 14h está programada uma passeata dos trabalhadores até o Ministério do Desenvolvimento Agrário contra a redução das metas de assentamentos em 2009 e 2010.
Depois do protesto no MDA, os manifestantes participam de ato público em frente ao Ministério do Planejamento contra o contingenciamento no orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Está prevista ainda uma manifestação na Esplanada dos Ministérios em solidariedade às vítimas da seca e das enchentes.
Um dos principais pontos da pauta de reivindicações do Grito da Terra é a implementação do Programa Nacional de Reforma Agrária.
Com informações da Agência Brasil