postado em 27/05/2009 20:20
A Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística e de Defesa do Meio Ambiente se reuniram na tarde de terça-feira para pedir mais informações para órgãos do DF sobre a expansão do Setor Sudoeste, que deve ganhar duas novas quadras com 22 prédios residenciais e seis comerciais. Os promotores Paulo José Leite e Ana Cláudia Manso cobraram estudos mais profundos sobre os impactos ecológicos, no trânsito e na densidade demográfica da região.
Pendências
O maior alerta dado para as novas quadras é com relação a rede de drenagem pluvial. A Novacap alertou que a rede já atingiu o volume máximo e que terá que ser alterada para suportar o aumento da demanda com a criação dos novos prédios.
A construção de duas novas quadras no Sudoeste representa um crescimento populacional de quase 7,5% na região. Os futuros 3,5 mil moradores das SQSW 500 e 501 devem trazer, pelo menos, mais 1,5 mil carros para a cidade, que já sofre com congestionamentos nos horários de pico.
O estudo de impacto no trânsito, que é o ponto que mais preocupa os promotores, ganhará a colaboração do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) que também elaborará um estudo sobre a área, que deve influenciar também o trânsito da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).