postado em 04/06/2009 13:30
Começa a funcionar nesta quinta-feira (4/6), a Estação 102 Sul. Inaugurada na manhã de hoje, ela é a 7ª unidade de embarque e desembarque de passageiros do metrô, entre as 10 previstas para o Plano Piloto, e a 23ª do Distrito Federal.
A estação, que deve receber uma média diária de 5 mil usuários, teve um investimento de R$ 20 milhões. "Quanto mais gente andar de metrô melhor, libera mais o trânsito nas ruas para os carros e para as pessoas", disse o governador do DF, José Roberto Arruda, durante a inauguração.
Ela conta com uma passagem subterrânea, aberta e iluminada 24 horas por dia. Para lá será transferida a Farmácia de Alto Custo, que hoje funciona no Hospital de Base do DF.
Apesar das escadas rolantes ainda não terem sido instaladas, a mobilidade de idosos, deficientes e gestantes não fica comprometida. Um elevador de uso exclusivo faz o transporte do subsolo para a plataforma superior, que dá acesso ao Eixão.
Novos vagões
Outra boa notícia aos passageiros. Durante a inauguração da Estação 102 Sul, Arruda anunciou que está liberado o financiamento dos 12 novos trens prometidos para o Metrô-DF. Segundo o governador, a fabricação deve ter início hoje e os carros serão entregues a partir do ano que vem. "Isso deve trazer maior conforto à população que hoje precisa se apertar nos vagões disponívies", comemorou.