postado em 08/06/2009 13:09
O secretário de Educação, José Luiz Valente, reafirmou, na manhã desta segunda-feira (8/6), que o Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal (Siade) servirá de base para o pagamento do Pró-mérito ; nome dado ao 14º salário ; aos servidores das escolas públicas do Distrito Federal. Valente destacou, ainda, que pretende estender a avaliação às escolas particulares.
Além da melhora no desempenho de cada escola, outros dois critérios também serão avaliados para o pagamento do abono: queda no índice de repetência e de evasão escolar. Também dependerá das avaliações a próxima eleição para diretoria das escolas públicas do DF. Segundo o secretário, o objetivo é que as escolas cresçam na qualidade do ensino.
Rede particular
Valente explicou que não há meios de obrigar que as escolas particulares participem do Siade anualmente. Dessa forma, a avaliação acontecerá quando as instituições forem renovar o cadastro ; a cada cinco anos. No entanto, os colégios que desejarem participar antes do recadastramento, podem ser avaliados.
Em 2010, o cadastro de 70 dessas instituições vencerá. Assim, para serem recadastradas, elas terão de passar pelo Siade este ano. Ao todo, 428 escolas particulares estão cadastradas na Secretaria de Educação do DF. Como a cada cinco anos o cadastro vence, até 2015, todos os colégios já devem ter sido avaliados.