postado em 10/06/2009 13:14
Tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (10/6), quatro novos defensores públicos do Distrito Federal. Com eles, a Defensoria Pública passa a contar com 170 advogados para atender, de forma gratuita, a população mais carente, que não tem condições de pagar honorários e custas processuais.
Os novos defensores haviam sido nomeados no dia 20 de maio pelo Governador José Roberto Arruda, após aprovação no último concurso, em 2006. Cinco profissionais foram chamados, mas deles renunciou ao cargo, segundo a assessoria de imprensa do órgão, ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.
Durante a solenidade, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Distrito Federal (OAB/DF), a presidente da entidade, Estefânia Viveiros parabenizou os novos defensores. "É uma carreira muito bonita", elogiou Estefânia. No entanto, ela frisou a necessidade de mais contratações.
O número ideal para atendener a demanda na capital federal seria de 200 advogados. Segundo a assessoria de Defensoria Pública, o GDF se comprometeu a completar o quadro. O órgão aguarda novas contrações até o fim de 2009.
A Defensoria Pública serve para defender na Justiça Estadual todas as pessoas que não tenham condições econômicas para contratar advogado e pagar as despesas de um processo. Ela serve tanto para quem deseja entrar com ação quanto para quem precisa se defender de uma. Desta forma, atende a qualquer tipo de ação judicial nas áreas de Família, Cívil, Criminal e da Fazenda Pública.