postado em 11/06/2009 16:12
Cerca de 75 mil pessoas acompanharam a Santa Missa que ocorreu no início da noite desta quinta-feira (11/6) na Esplanada dos Ministérios, segundo a organização do evento. A Polícia Militar, no entanto, estima o público em 25 mil fiéis.
Durante a homilia, o o arcebispo metropolitano de Brasília, dom João Braz de Aviz, falou sobre o Congresso Eucarístico que será realizado na capital no próximo ano e convidou toda a população a se engajar. O clima durante a celebração foi tranquilo, com muita animação dos fiéis no momento dos cânticos. Apenas duas ocorrências foram registradas, dois casos de crianças desaparecidas que posteriormente encontraram seus responsáveis.
Após a missa, os fiéis seguiram para a procissão do Santíssimo Sacramento. Uma queima de fogos de aproximadamente 10 minutos deve encerrar a festa, por volta das 20h.
Movimentação
Por volta das 16h, começou o ensaio dos cânticos para a celebração. Faltando 10 minutos para o horário programado para a missa, todas as faixas do Eixo Monumental foram momentaneamente interditadas para que os fiéis pudessem descer até o gramado em frente à Catedral, onde foi realizada a celebração.
Posteriormente, três faixas foram liberadas para a circulação de veículos e as outras permaneceram fechadas para o trânsito dos pedestres. Várias pessoas chegaram pela rodoviária do Plano Piloto e seguiram a pé até o local da celebração.