postado em 13/06/2009 11:06
No Arraial Solidário, tem tudo o que uma boa festa junina exige: tapioca, quentão, canjica, quadrilha e muita música. Mas não se trata de um evento qualquer. A renda da noite da confraternização será revertida para instituições que atendem crianças no Distrito Federal. A terceira edição do encontro promovido pelo Programa Correio Braziliense Solidário será no próximo sábado, dia 20, a partir das 20h.
Cerca de mil pessoas são esperadas no salão do Marina Hall, no Setor de Clubes Norte. Este ano, mais de 40 empresas e quase 60 padrinhos ajudam a organizar a festa com patrocínio e apoio. A estimativa é que pelo menos 2 mil crianças de 14 instituições sejam beneficiadas. ;O Arraial Solidário entrou de vez no calendário da sociedade de Brasília pelo tamanho do evento e, principalmente, pela causa;, comenta a presidente do Correio Braziliense Solidário, Nazareth Teixeira da Costa.
Animação não vai faltar. Duas duplas sertanejas subirão ao palco: Pedro Paulo e Matheus e Brunno e Matheus. ;É o mínimo que a gente pode fazer. Encontramos tantas pessoas dispostas a nos ajudar, que participar de um evento como esse é apenas uma retribuição;, resume Pedro Paulo. Ele e o amigo têm 11 anos de carreira. No Arraial Solidário, vão apresentar as músicas do DVD lançado no ano passado, além de clássicos sertanejos.
Brunno e Matheus, irmãos nascidos e criados em Anápolis (GO), ficaram conhecidos depois de acompanharem Chitãozinho e Xororó durante sete anos. Eles também já confirmaram presença na festa promovida pelo Correio. ;É uma honra ter sido convocado para esse evento. Estamos lisonjeados. É sempre um prazer muito grande fazer algo para ajudar as pessoas;, afirma Matheus. O show da dupla incluirá sucessos dos três CDs já gravados.
A quadrilha Formiga da Roça, de São Sebastião, promete agitar os convidados com mamulengos e marionetes. ;Durante um evento solidário, a forma de dançar é bem mais espontânea;, diz o coordenador do grupo Patrese Ricardo da Silva Mendes, 24 anos. A quadrilha, formada por 28 casais, foi considerada revelação do DF no ano passado. Nesta temporada, já levou o primeiro lugar em duas de cinco apresentações. ;Nosso trabalho é para divulgar a cultura popular;, destacou.
A música country ficará por conta dos grupos de dança Montana Country e Bicho, eu sou cowboy. ;Está todo mundo superempolgado. Adoramos dançar, mas se a intenção é a ajudar o próximo, damos mais valor ainda;, disse Wellinton Fernandes, 28, um dos quatro dançarinos. ;Faremos nossa parte para animar o público. Com certeza, o show será diferente de tudo o que as pessoas já viram;, completou Davi Escovedo, 29, do grupo Montana Country.
Pescaria
Além de todas essas atrações, o DJ Dudu ainda garantirá a animação no comando do som. Várias barraquinhas e bufês de comidas e bebidas típicas estarão espalhadas pelo salão. Haverá touro mecânico e pescaria, na qual os brindes foram doados por lojas da cidade. As mesas não terão decorações iguais. Cada padrinho do evento ficou responsável pela ornamentação da própria mesa.
O principal resultado da festa é a alegria de crianças, por exemplo, do Lar da Criança Padre Cícero, em Taguatinga. ;Com o dinheiro do ano passado, fizemos milagre: montamos uma brinquedoteca, um espaço para leitura e melhoramos a dispensa;, comenta a responsável pelo lugar, Maria da Glória de Lima, 64, conhecida como Glorinha. O lar Padre Cícero atende cerca de 250 crianças de seis meses a cinco anos. Muitas delas já sofreram maus-tratos.
Na Creche Maria de Nazaré, no Gama, o Arraial Solidário garante as três refeições diárias servidas às 45 crianças entre dois e cinco anos, todas de carentes e cujas mães não têm onde deixá-las quando vão trabalhar. ;Não temos convênio com o governo. Essa contribuição é essencial, ajuda bastante, dá para respirar um pouco;, afirma o presidente da obra mantenedora, Raimundo Nonato, 56. Ainda há ingressos à venda para a festa.
Participe
Os ingressos para a festa podem ser adquiridos na gerência de relacionamento da presidência do Correio Braziliense. Mais informações pelo telefone (61) 3214-1426.