postado em 14/06/2009 16:31
Após os dois dias de provas do segundo vestibular do ano da Universidade de Brasília (UnB), o número de alunos inscritos que não compareceram ao local é de 9,8%. Ou seja, 2.356 ausências, de um total de 24.024 participantes. O número de abstenção do ano passado foi de 8%, e, de 2007, 9,94%.
De acordo com a UnB, a seleção tem historicamente um número baixo de ausências. A abstenção do primeiro dia foi de 8,7%, o que representa 2.078 entre os 24.024 inscritos na seleção para os 80 cursos oferecidos pela UnB.
Nos exames deste domingo, os alunos encontraram os temidos 150 itens de física, matemática, química e biologia. Os portões foram fechados às 13h, como ontem, com a duração das provas prevista para cinco horas.
Concorrência e novos cursos
Os cursos mais concorridos deste vestibular no sistema universal são Medicina, Relações Internacionais, Engenharia Civil e Comunicação Social. Já entre os concorrentes pelas cotas, os mais procurados são Direito, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.
É a primeira vez que serão oferecidas as graduações de Ciências Ambientais, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Geofísica, Gestão de Políticas Públicas, Museologia e Letras/Tradução (Espanhol). A UnB também oferecerá vagas em duas novas licenciaturas em História (noturno) e Música.
O gabarito comentado das provas de hoje elaborado pelos professores do Galois serão divulgados no fim do dia pelo CorreioBraziliense.com.br.
Já o gabarito oficial está previsto para ser divulgado na quarta-feira, dia 17 de junho, no site do Cespe. A lista dos aprovados para a primeira chamada deve ser divulgada no dia 9 de julho. Para outras informações, acesse www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2009 ou ligue no telefone (61) 3448 0100, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h.