postado em 16/06/2009 20:00
O Distrito Federal poderá pegar mais R$ 900 milhões emprestados em bancos oficiais e organismos internacionais para financiar obras de infraestrutura para a Copa de 2014. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, assinaram nesta terça-feira (16/6) termo de cooperação que amplia a capacidade de endividamento do DF.
Com o acordo, o montante total dos empréstimos que o DF pode contrair ficou em R$ 2,5 bilhões. Segundo Arruda, o dinheiro será usado em projetos de melhoria no transporte local para a Copa do Mundo. Os principais empreendimentos serão a ampliação do aeroporto, do metrô e a construção de um veículo leve sobre trilhos numa das principais avenidas da capital federal.
Por ter aderido ao Programa de Ajuda Fiscal (PAF), o Distrito Federal pode ampliar o limite de endividamento em troca do cumprimento de metas fiscais. Para poder pegar mais dinheiro emprestado, o DF tem de se ajustar a parâmetros de arrecadação, pagamento de dívidas e desempenho fiscal.