postado em 17/06/2009 08:10
Severino! Severino, pipoca na mão! Com esses gritos, o pipoqueiro é recebido todas as tardes no estacionamento do Colégio Sigma. A chegada, arrastando o carrinho todo de alumínio feito por encomenda, é sempre às 17h. A partir daí e até as 20h, serão mais de 100 saquinhos da guloseima doce ou salgada vendida a pais, alunos e funcionários. A quantidade de pipoca produzida, no entanto, é bem maior. Afinal, cada um desses gritos é acompanhado de uma mãozinha do lado de fora da grade da escola. Não dá para resistir. Severino Viana Dido, de 51 anos, pelo menos, não consegue.
A cena chama atenção. Entre uma venda e outra, Severino é chamado pela meninada na grade. Assim que ele vira o rosto em direção aos alunos e estabelece o contato visual, os estudantes disparam: ;Pipoca na mão;. É imediato. Com a colher usada para encher os pacotes de papel pardo, ele caminha até a porta do colégio e distribuiu o agrado gratuitamente para meninos e meninas de todas as idades. ;É brinde;, diverte-se. ;Só a pipoca no saquinho é que é cobrada (cada um custa R$ 1,50 ou R$ 2). Na mão é de graça mesmo;, completa.

Para saber mais Pequena escritora A história de Severino Dido virou livro. A pequena Amanda Daher, de 10 anos, que sempre gostou de ler, encontrou inspiração para a sua primeira obra na porta do Sigma, onde ela estuda. Foi lá que ela passou a observar a rotina do pipoqueiro Severino, que trabalha há vários anos no local. O livro conta a história do pipoqueiro da escola que vira sucesso entre as crianças por passar a servir pipoca na mão. Muitas delas deixam de comprar na cantina do Sigma para lanchar pipoca todos os dias. Revoltado, o dono da cantina se sente prejudicado e procura a direção do colégio para que Severino seja impedido de vender suas pipocas no portão. Mas, o que ele achou que seria a solução para os problemas da cantina, se transformou num tremendo alvoroço. Para conhecer o fim da história é preciso comprar o livro que, além de aventura, permite que a criança participe pintando os cenários e transformando o livro totalmente colorido a seu gosto. (EK)