postado em 17/06/2009 13:49
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu 10 homens acusados de serem membros de uma quadrilha especializada em furto, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos. A chamada Operação ;Off Road;, desencadeada nesta terça-feira (16/6), cumpriu mandatos de prisão temporária nas cidades de Planaltina, Paranoá, Unaí (MG), Planaltina de Goiás (GO) e Barreiras (BA).
Além das prisões, os agentes recuperaram, nesta terça-feira (16/6), nove veículos, sendo cinco camionetes e quatro motos. Nos locais de busca, foram encontrados ainda documentos de veículos e placas. Durante os três meses de investigação, outros 13 foram recuperados.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Moisés Martins, o grupo atuava mais intensamente em Planaltina, Sobradinho e na Asa Norte. O delegado explicou que, após o furto, os carros eram levados para uma chácara, localizada na DF 150, km 21, em Arapoanga, e também para a quadra 20, conjunto I, em Planaltina. Na casa, morava o líder da quadrilha, José Soares dos Santos, 34 anos, conhecido como ;Zezinho;. Nestes lugares, eles escondiam os veículos por cerca de dois dias e faziam a troca das placas.
A preferência da quadrilha por camionetes é explicada. Segundo Moisés a maioria delas era levada para a cidade baiana de Barreiras, onde há muitas regiões de chácaras. Lá, os veículos eram utilizados no transporte de insumos agrícolas.
De acordo com o delegado, a polícia suspeitou do esquema de roubo de caminhonetes, especialmente, após verificarem o crescente número de furto desses veículos, com destaque para as ocorrências na Asa Norte. Dos 13 veículos encontrados em apreensões anteriores, 12 foram furtados na cidade;.
São procurados ainda pela polícia dois integrantes do bando: Cleber Alves de Oliveira, e Marcos Antonio Pereira Rocha, conhecido como ;Neguim;.O delegado informou que o inquérito será concluído hoje e a prisão preventiva pedida à justiça de Planaltina, que expediu os mandatos de prisão temporária de cinco dias.
Os 10 homens estão na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Eles foram indiciados por formação de quadrilhas, receptação, furto e alteração de sinalização. A soma da pena de alguns deles chega a 20 anos de prisão.
Dos 12 integrantes da quadrilha, apenas dois não tinham passagens. Os demais já responderam por crimes como homicídios, furto de veículos, roubo, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso. O líder, Zezinho, é o que tem a ficha criminal mais extensa, foram 21 passagens pela polícia, em nove delas foi preso em flagrante. Ele estava em liberdade condicional.
De acordo com Martins, o índice de veículos furtados ou roubados por dia no DF tem diminuído. O delegado aponta dados da DRFV que mostram que em abril deste ano, 34 veículos foram furtados ou roubados. No mês seguinte, o número cai para 30. Atualmente, caiu para, em média, 27.
Alerta
Para evitar o furto ou roubo de veículos, o delegado Moisés aconselha que os proprietários tenham um bom sistema de segurança no carro de forma a oferecer maior resistência ao criminoso.
Lista dos membros da quadrilha e função no bando
1- Josué Soares dos Santos (Zezinho): 34 anos. Morador de Planaltina. Era o líder da quadrilha. Planejava e executava os furtos. De acordo com a polícia, era o principal articulador. Organizava e definia quem devia transportar os veículos furtados para os receptadores.
2- Wellington Pires de Melo: 35 anos. Morador de Planaltina. É um dos braços de Josué. Abastecia os receptadotres. Considerado um dos principais membros do grupo.
3- Moizés Brandão Lima: 33 anos. Morador do Setor Arapoanga. Um dos principais executores dos furtos para Josué.
4- Onã Brandão Lima: 24 anos. Morador de Unaí/ MG. Furtava, comercializava e transportava os veículos para os receptadores.
5- Leandro Martins Mesquita: 26 anos. Morador do Setor Arapoanga, em Planaltina. Furtava, negociava, vendia e transportava as caminhonetes e motos furtadas.
6- Washington dos Reis Gonçalves: 25 anos. Furtava e transportava os veículos para a Bahia.
7- Josimar Lisboa (Potoca). 32 anos. Morador do Setor Arapoanga, em Planaltina. Furtava e transportava os veículos para a Bahia.
8- Renato Lopes da Silva: 22 anos. Morador do Setor Norte, em Planaltina. Furtava e transportava os veículos para a Bahia.
9- Almiro de Paula Gomes (Veio): 48 anos. Morador do Paranoá. Ocultava as caminhonetes e motos furtados pela quadrilha
10- Cleoton Alves de Oliveira: 26 anos. Morador do Bairro Jardim Bela Vista, em Barreiras, na Bahia. Responsável pela encomenda dos veículos. Irmão de Cleber (foragido). De acordo com a Polícia Civil, ele administra os negócios ilícitos quando o irmão, por algum motivo, não pode.
Foragidos
1- Cleber Alves de Oliveira (Cleber): 25 anos. Morador do Bairro Jardim Bela Vista, em Barreiras, na Bahia. Era o principal receptador. Encomendava os carros que eram furtados.
2- Marcos Antônio Pereira Rocha (Neguim): 18 anos. Morador do Setor Arapoanga, em Planaltina. Fazia os furtos e o transporte dos veículos para a Bahia.
Veículos recuperados em apreensões anteriores durante as investigações
1- GM/S10, verde, placa JEG 2397/ DF
2- FORD/ F1000, placa JES 1134/DF
3- GM/ SILVERADO, placa JJL 5858/DF
4- GM/ KADETT, placa JEG 6723/ DF
5- GM/D20, placa KCP 5007/ DF
6- FORD/ F1000, placa JEE 8539/ DF
7- GM/ D20, placa KOJ 5145/ DF
8- GM/ D20, placa GPT 8172/ DF
9- TROLLER, placa JGH 2716
10- FIAT/ FIORINO WORKING, placa JEQ 4673/ DF
11- VW/ GOL, placa JHM 5917/ DF
12- GM/ SILVERADO, placa KCT 4801/ GO
13- FORD/ F1000, placa KCL 6255/ BA