postado em 20/06/2009 21:25
A operação Lei Seca do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) já apreendeu 38 veículos desde a tarde de quinta-feira (18/6), quando começou a ação. A maioria dos casos são de condutores que dirigiam após beber e de problemas com a documentação. Ao todo, 31 motoristas dirigiam sobre a influência do álcool.
Em um dos casos, um homem foi autuado pela terceira vez por dirigir embriagado. Durante a abordagem, o condutor não sabia nem mesmo onde estava, afirmando que se encontrava no Núcleo Bandeirante, enquanto trafegava por Taguatinga.
Jacenir Ribeiro, 50 anos, já tem 39 pontos na carteira e sua habilitação está vencida desde fevereiro deste ano. O exame do bafômetro acusou 0,87 mg de álcool por litro de ar expelido. O condutor foi autuado na 17ª Delegacia de Polícia, na madrugada de sexta-feira.
Um total de 13 motoristas foram encaminhados e autuados em delegacias do DF, após ser verificada uma concentração de álcool superior a 0,3 mg por litro de ar expelido. A operação continua durante a noite de sábado e a madrugada de domingo.
Até às 0h de hoje, a abordagem será realizada de maneira intinerante, em vários pontos do DF. Já na madrugada, o Detran montará barreiras em pontos estratégicos.
Em Brazlândia, uma ação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil e Detran realizará a fiscalização. Durante a noite, cinco mil bafômetros descartáveis serão distribuídos em bares de todo o DF para que os motoristas possam verificar seu nível alcoólico antes de voltar para casa dirigindo.