postado em 21/06/2009 17:45
Adolescentes armados. Um problema cada vez mais comum no Distrito Federal, pode ser comprovado no domingo (20/6). Das seis armas retiradas de circulação pela Polícia militar, nas últimas 24 horas, três estavam em poder de menores.
Só em uma festa na Ceilândia, policiais encontraram três revólveres .38, na madrugada deste domingo (21/6). Um deles estava com um garoto de 13 anos. O flagrante ocorreu por volta de 2h. Soldados do 8º Batalhão da PM se dirigiram a uma casa no conjunto I da QNM 03, após denúncia de que havia um menor portando armas no local.
Após revistarem todos os participantes da festa e encontrar um revólver na cintura do menor, os policiais encontraram mais dois revólveres, do mesmo calibre, jogados ao chão. A Inquilina da residência onde ocorria a festa e o garoto de 13 anos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) II e à 15ª Delegacia. Na DCA II, constatou-se que o adolescente já havia sido apreendido por porte ilegal de armas e drogas em outras ocasiões.
Em São Sebastião, policiais patrulhavam a rua 47, por volta das 22h40 de sábado (20/6), quando decidiram abordar dois ciclista, em frente ao lote 280, no centro da cidade. Um deles portava um revólver .38, com seis munições intactas.
No mesmo horário, em Planaltina, militares procuravam um suspeito de assaltos no Condomínio Sandray, no Arapoanga, e se depararam com um homem armado. Ao avistar o carro da PM, o homem ainda tentou fugir, mas foi detido. Após revista pessoal, constatou-se que ele tinha um revólver .38 com duas munições. O homem foi preso e conduzido à delegacia da área.
Também em Planaltina, um menor foi apreendido com arma após assalto ao mercado Arcanjo, no Setor Sul da cidade. O crime ocorreu por volta 17h de sábado. Dois rapazes levaram do estabelecimento comercial vinte e seis pacotes de camisinhas, um celular, dois pares de sandálias e R$ 249 em dinheiro. Ao sair, eles efetuaram dois disparos.
O cabo da PM Oliveira Pires conseguiu deter um dos envolvidos. Com ele estavam todos os objetos roubados, além de um revólver .38, com três munições intactas e três deflagradas. O menor foi conduzido à DCA onde, já tem três passagens por roubo.
Juventude perigosa
Uma reportagem publicada pelo Correio Braziliense no último dia 9 mostrou o crescimento de 29,8% no número de apreensões de armas com jovens entre 12 e 17 anos. Os dados foram divulgdos pela Polícia Civil do DF, por meio da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência, durante o Seminário de Controle de Armas e Munições.
As apreensões feitas por policiais civis e militares retiraram das ruas 466 revólveres, pistolas e espingardas em 2007 e 605 no ano passado. A média aumentou de um caso por dia para quase dois na capital do país na comparação entre os mesmos períodos.