Cidades

Atrasos de ônibus incomodam passageiros, mas fiscalização não dá conta do problema

postado em 22/06/2009 14:43
São cada vez mais constantes as reclamações dos usuários de transporte público no que diz respeito aos atrasos dos ônibus. No entanto, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTran) da Secretaria de Transportes do DF - responsável por fiscalizar os horários dos coletivos - afirma que toda queixa neste sentido, quando comunicada ao órgão, é verificada. Em caso de irregularidade, a empresa responsável pela linha é notificada e multada. Apesar disso, os passageiros inistem em dizem que os problemas não são resolvidos. Uma das pessoas que sofre com atrasos e a falta das linhas 900 e 900.1 (o itinerário é da Esplanada para Taguatinga), da Viação Planeta, é Pollyane de Oliveira. De acordo com a usuária, os ônibus da noite, após 18h30, sempre estão atrasados e, muitas vezes, deixam de passar. A passageira conta que já formalizou a queixa junto ao DFTrans, tanto por meio do número disponível (156), como no posto de atendimento do órgão, localizado na Rodoviária do Plano Piloto. "É a terceira vez que reclamo desse problema mas, além de nunca terem me retornado, também não resolveram". Além de levar o problema ao conhecimento do órgão fiscalizador, Pollyane de Oliveira também levou a queixa junto à Viação Planeta. "Mandei dois e-mails para a empresa, mas nada mudou". A garota diz, ainda, que os funcionários estão cientes dos problemas. "Quando falamos com o motorista ele nos disse que se o ônibus de 18h30 não passasse até 19h20 que não ia mais passar mesmo. A gente que pegasse um outro para a Rodoviária e de lá para Taguatinga". Pollyane indigna-se com a posição da Planeta. "Quem recebe vale-transporte ganha apenas um para ir e outro para voltar, já que tem ônibus que faz a linha direta". Não é só a jovem que reclama das linhas da Planeta. A telefonista do Ministério do Trabalho, Maria Dilma Rodrigues de Souza, afirma também sofrer com o problema. "Não é atraso. Os ônibus simplesmente não estão passando". Ela ainda relata que nas sextas-feiras ou depois de feriados a situação é ainda mais complicada. A Viação Planeta foi procurada para comentar as reclamações das usuários das linhas 900 e 900.1. No entanto, até o fechamento desta reportagem, a empresa não havia retornado a solicitação do correiobraziliense.com.br

Fiscalização As linhas das quais as passageiras reclamam já receberam, desde o início deste ano, 35 autos de infração. A informação é do gerente de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge de Oliveira Brasil. Ele conta que já foi feito acompanhamento e gerado um relatório. Os fiscais concluíram que, o maior problema, é o adiantamento dos ônibus. "Tem muito motorista que sai antes do terminal para chegar mais cedo". O responsável pela fiscalização destaca que a Viação Planeta, e todas as outras empresas que constataram irregularidades nos horários determinados, foram notificadas e multadas em R$ 1.080. Todo mês, o DFTrans recebe cerca de duas mil reclamações por atraso dos ônibus e pela falta deles o que a fiscalização chama, respectivamente, de furo de horário e de viagem. Entre janeiro e a última sexta-feira (19/6), o DFtrans emitiu 2.430 autos de infração pela irregularidades. Em 2008, foram 5.768. Porém, Pedro Jorge Brasil admite que a equipe de fiscais é muito pequena para conseguir acompanhar todas as reclamações que recebe e realizar o trabalho por que é responsável. "Somos só 65 fiscais para fiscalizar 2.600 veículos do sistema de transporte público de Brasília, mais cerca de 500 microônibus, mais 800 carros que fazem linhas no entorno. Além disso, ainda fiscalizamos transporte pirata".

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