Cidades

MPF/DF atesta má condições de funcionamento de ala pediátrica do HUB

postado em 22/06/2009 19:16
Escassez de profissionais, instalações precárias e riscos de infecção. Estes são os principais problemas do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), segundo avaliação feita na tarde desta segunda-feira (22/6) pelo Ministério Público Federal no DF (MPF/DF). Após a visita o MPF exigiu uma solução breve e já marcou reunião para que as propostas sejam apresentadas.

De acordo com o procurador da República no DF Peterson Pereira, eles constataram que o centro está com o piso danificado, fios elétricos expostos, infiltrações e buracos no teto, além de outros problemas físicos que não podem existir em um hospital. "Um ambiente hospitalar tem que ser bem apresentado, no mínimo alegre, acolhedor, até mesmo por tratar de crianças", afirmou Pereira.

Riscos de infecção
Outro grande problema identificado pelo MPF/DF na ala pediátrica do HUB é o grande risco de infecções hospitalares a que os pacientes estão expostos. Além dos problemas na estrutura física, outro fator que contribui para isto é a constante falta de sabão para higienização dos médicos e enfermeiros.

O procurador Peterson Pereira reclamou ainda da falta de um quadro próprio de funcionários no Centro de Clínicas Pediátricas do HUB, sendo que a maioria dos funcionários são terceirizados. "O centro pediátrico não demonstra ter condições para o tratamento de crianças."

A partir da visita à unidade, feita após denúncia de funcionários do hospital, o procurador da República sugeriu uma ação enérgica da Secretaria de Saúde do DF, e já marcou uma reunião para a próxima quinta-feira (25), às 14h30, com o reitor da UnB, o secretário de Saúde do DF, o diretor do HUB e o diretor do Centro de Clínicas Pediátricas do HUB para definirem soluções imediatas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação