postado em 23/06/2009 10:19
A primeira festa de São João longe de Campina Grande foi acompanhada dos livros de filosofia no seminário franciscano. Uma experiência traumática para Fernando Araújo, de 30 anos, seis deles dedicados à vida religiosa e cheios de saudade do mês de junho na Paraíba. Ele era o filho responsável por assar o milho e preparar a fogueira. Na noite do dia 23, véspera da festa, participava das orações em volta do fogo com a família e depois encarava castanha de caju, pamonha, canjica e forró pé de serra até o Sol raiar. "Até hoje não me acostumei, foi um choque cultural muito grande", confessa o frade.Ao lado de Santo Antônio e São Pedro, São João Batista é um dos santos festejados no meio do ano. Primo de Jesus, foi o precursor do Messias. Segundo a Bíblia, era um homem austero, vivia no deserto, comia gafanhotos e batizava os judeus -- inclusive o próprio Jesus -- no Rio Jordão. Morreu degolado a mando do rei Herodes. É o único santo que a Igreja Católica celebra no dia do nascimento, 24 de junho -- os demais são lembrados na data da morte. As festas em honra a João Batista, principalmente no Nordeste, são repletas de tradições e crendices.
Ouça: músicas de Luiz Gonzaga embalam São João
Frei Fernando aprendeu com o pai que é preciso fincar uma cruz próximo à fogueira de São João. "Senão, Satanás toma conta", explica ele. Mulheres em busca do grande amor costumam enfiar uma faca em um caule de bananeira na noite do dia 23. Na manhã seguinte, tiram a faca e torcem para enxergar no caule o nome ou ao menos a primeira letra do pretendente. "Nunca vi isso acontecer, mas muita gente jura que aparece", comenta o frei, que espera no ano que vem conseguir folga no seminário para reviver o São João na terra natal.
Para matar um pouco a saudade de casa, Fernando terá como opção a festa da paróquia que leva o nome de São João Batista, no Gama. A programação inclui novena, quermesses e até uma missa sertaneja, em que os cânticos serão embalados por sanfonas e triângulos. "Ele é o santo da alegria", justifica a organizadora Dagmar Silva, 49. "Todo mundo pensa nas comidas e nas danças, mas a gente não pode se esquecer do que está celebrando", completa ela. Segundo a tradição, Isabel, mãe de João Batista, acendeu uma fogueira quando o filho nasceu. Daí o gesto ser repetido nesta época.
Na Irlanda, onde o padre Patrick Walsh nasceu, não se celebra o santo com tanta farra e comilança. No máximo, uma confraternização após a missa. "Gostei muito dessa cultura daqui. As roupas coloridas, as festas, é tudo muito bonito", afirma o religioso da ordem Legionários de Cristo, há cinco anos no Brasil. Sobre as simpatias de São João, ele avalia: "São costumes que vão passando de geração em geração. Não têm fundamento bíblico, mas não deixa de ser uma forma de devoção ao santo. Talvez existam exageros, mas não vão contra a fé".
Apesar do caráter religioso que sobrevive aos tempos modernos, as festas juninas são anteriores à era cristã. No mês de junho, comunidades pagãs do Hemisfério Norte se reuniam para invocar aos deuses fertilidade às terras. Clamavam por fartura na colheita e por chuvas mais duradouras. Na região árida do Nordeste, até hoje a festa de São João tem esse sentido. Em algumas localidades, a população também costuma banhar-se em mares ou rios na noite do dia 23. As pessoas acreditam que, assim, ficam limpas de todas as impurezas.
O casal de namorados Karine Silva, 21, e Leonardo Mendes, 22, é apaixonado pelas festas juninas. Os dois ficam nelas até serem mandados embora. Enquanto durar a temporada dos festejos, eles vão a pelo menos uma a cada fim de semana. "Eu vou pela festa mesmo. São tranquilas, tem aquele clima família, aquele friozinho, dá pra ficar agarradinho...", diz ele. "A gente adora comer nessas festas: milho, cachorro-quente, maçã-do-amor, tudo. Mas acho que deveria ter mais forró. Hoje em dia toca só música sertaneja", completa ela. Pelo santo ou pelo quentão, é tempo de São João!
PARTICIPE
Confira a programação da Paróquia de São João Batista, no Gama (Setor Sul, praça 1, bloco B):
Até hoje - novena durante a missa das 19h30
Amanhã - missa sertaneja, às 20h
Sexta - baile São João na Roça, na chácara Nossa Senhora Aparecida, ao lado do cemitério da cidade (entrada a R$ 5)
Sábado e domingo - quermesse no pátio da igreja, com barraquinhas de comidas e bebidas típicas (entrada franca)
Mais informações pelo telefone 3556-1738
ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA
"São João Batista, voz que clama no deserto, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão Daquele que Vós anunciastes. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém".
SIMPATIAS DE SÃO JOÃO
Ramo de louro
Na noite do dia 23, pegue um ramo de louro e passe levemente pelo fogo. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde, simboliza dinheiro para os próximos anos. Se retorcido, é sinal de dificuldades. Outra versão diz que se ele ainda estiver verde, você casará com uma pessoa jovem. Se murcho, com pessoa mais velha.
Quando vou desencalhar?
Na noite de São João, coloque duas agulhas de tamanhos iguais dentro de uma bacia com água contendo duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte elas estiverem próximas, simboliza que o casamento também está próximo. Se não, você terá de esperar mais um pouco.
Papéis mágicos
Na noite de 23 para 24, escreva em pequenos papéis o nome de vários pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo com água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do futuro companheiro.
Sonho lotérico
Se você sonhar com algum bicho na véspera de São João, teste sua sorte jogando na loteria na manhã seguinte.
Santo forte
Regue as plantas antes de o sol nascer no dia 24 e elas crescerão mais fortes.
O poder do carvão
Andar com um pedaço de carvão da fogueira de São João traz felicidade e dinheiro o ano todo.