Cidades

Carro destrói painel dos 50 anos de Brasília

postado em 24/06/2009 11:56

A contagem regressiva para o aniversário de 50 anos de Brasília parou em 301 dias no painel destruído. Quando for retomada a conta, provavelmente já estará a 281 dias da grande festa de comemoração, que ocorrerá em 21 de abril de 2010 na Esplanada dos Ministérios. Esse é o tempo que o outro mobiliário urbano levará para ficar pronto. A placa situada no canteiro central do Eixo Monumental - antes da Torre de TV - amanheceu completamente destruída nesta quarta-feira (24/6). Entre as ferragens no chão, havia uma lanterna e o símbolo da General Motors, o que indica que a causa foi um choque de um veículo contra a minitorre.

O Departamento de Trânsito (Detran/DF) e a polícia procuram pelo veículo que destruiu a placa. Por enquanto, há apenas o depoimento de uma testemunha que trabalha de vigilante em um hotel no Setor Hoteleiro Norte. "Estava trabalhando, por volta das 2h, quando escutei o barulho. Corri para a janela e vi um carro pegando a tesourinha de acesso à W 3 Sul. Era uma caminhonete S-10 de cor cinza", afirmou ao Correio Edmar Santos de Oliveira, 35.

A informação do vigilante, porém, não é suficiente para o Núcleo de Policiamento do Detran encontrar o autor do dano. "Faltam elementos que nos possibilitem encontrá-lo, como placa, vidro com número do chassi e outras pistas", lamentou o agente Keley Cristiano Souza. A 5; Delegacia de Polícia (Área Central de Brasília) também vai investigar a depredação do patrimônio público. O custo do prejuízo causado pela batida poderá chegar a até R$ 30 mil, segundo informou o funcionário da empresa responsável pelas ferragens da minitorre, a Visuplac. O mesmo trabalhador, que não quis se identificar, informou ainda que a estrutura levará até 20 dias para ficar pronta.

Já a empresa responsável pela programação do painel, Oito Agência de Projetos, não arriscou um prazo para a instalação de um novo mobiliário urbano. De acordo com a assessoria de imprensa, os pedaços da minitorre serão recolhidos ao depósito para avaliação. A intenção é reaproveitar as peças. O resultado deve sair em três dias. Cautelosa, a empresa também não quis estimar os custos de um novo painel.

Enquanto isso, o morador que acompanha a contagem regressiva deve fazê-lo pelo outro painel, situado também no Eixo Monumental, na altura do Setor Hoteleiro Sul, sentido Rodoviária do Plano Piloto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação