Quando Tiago Barros, de 20 anos, teve a ideia de construir com as próprias mãos e muito suor as pistas de skate do Recanto das Emas, não imaginava que o projeto daria tão certo. Mas agora o sonho está concretizado. Neste fim de semana, o espaço idealizado por ele vai abrigar a terceira edição do campeonato de skate da cidade. As manobras serão embaladas por grupos de rock, reagge e hip- hop, batalha de rimas e festival de grafite. Nomes de peso ; como a banda Raimundos, entre outros ; encerram o circuito de apresentações.
É a primeira vez que artistas reconhecidos nacionalmente tocam no Poerão do Rock, nome de batismo (sem o ;i;) do conjunto de rampas, escadas e corrimãos de madeira improvisada da Quadra 101. É novidade também a recompensa do campeonato: uma moto vermelha, novinha em folha, para o primeiro colocado da categoria Amador. ;Acredito que esse novo prêmio vai chamar a atenção de mais gente;, aposta Tiago. A expectativa é de um público de 6 mil pessoas.
A perseverança de Tiago angariou para o evento a ajuda governamental e de 20 empresários locais. ;A preocupação social e a falta de recursos para o projeto os sensibilizou;, analisa. O comerciante Jean Carlos Sousa, 33 anos, é um dos que apostam no Poerão do Rock. ;Várias vezes recusei pedidos de patrocínio porque vi que eram grupos de aventureiros. Mas com o Skate Park é diferente. É um espaço real de integração da comunidade;, defende o proprietário da Feira dos Goianos da cidade.
O Poerão do Rock mudou bastante desde a data de criação, em 2007, quando poucos skatistas e apenas bandas iniciantes participavam do torneio. O universitário Richard Barros, 22 anos, conta que, agora, a competição tem público cativo. ;Os vizinhos do Riacho Fundo II e de Samambaia sempre participam;, exemplifica. Irmão de Tiago, Richard é mais ligado ao caráter de lazer do evento. ;Nas primeiras edições, eu era responsável por arrumar as caixas de som e organizar o show;, relembra.
;Não dá para esperar as coisas caírem do céu.; É com esse lema que Tiago dá continuidade ao que chama de projeto social Poerão do Rock. ;Estou sempre correndo atrás de materiais novos para o esporte;, conta. Ele distribui os equipamentos arrecadados entre crianças da cidade e as ensina a andar de skate. ;É uma forma de tirá-las das ruas;, atenta. As aulas devem começar no início de julho, assim que as ocupações com o campeonato acabarem.
A intenção é que a escolinha de skate ocorra duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino. Já está certa a participação de 15 crianças, entre 7 e 14 anos. Uma delas é o estudante da 4; série João Marcos da Silva, 13. O menino costumava vigiar carros com o irmão no estacionamento de supermercados da cidade. ;Minha mãe gostou muito quando entrei no projeto porque voltei para a escola e parei de fazer coisas erradas;, explica, referendando o que diz Tiago: ;O Poerão do Rock tira muita gente das ruas;.
Participação ativa
O esporte é um meio de ocupar os moradores da cidade. ;O skate ajuda a desenvolver os pensamentos positivos;, constata Tiago. Mas as ambições do rapaz vão além. Ele conseguiu o patrocínio de uma papelaria do Recanto das Emas. O estabelecimento comprometeu-se a fornecer material escolar aos participantes da escolinha. ;Não quero que as crianças fiquem somente no skate. Elas também precisam estudar;, enfatiza.
Tiago Barros mora, desde pequeno, na Quadra 403 do Recanto das Emas. À medida que foi crescendo, percebeu que a região sofria com a falta de recursos e infraestrutura. ;Decidi reivindicar;, arremata. Ao todo, ele fez seis abaixo-assinados. Bradou pela arborização da quadra onde mora, pela plantação de grama no chão de terra batida, pelo calçamento de pontos específicos e pela instalação de lixeiras e bancos nas redondezas. Conseguiu cerca de 600 assinaturas para cada um dos documentos. Todos os pedidos foram atendidos.
; PROGRAMAÇÃO
O campeonato começa às 9h. As inscrições são feitas na hora. Os participantes podem entrar nas categorias Amador, Iniciante, Mirim ou Feminino.
Sábado
É o dia do rock. São nove bandas locais, com show previsto para começar às 17h. O encerramento fica por conta dos Raimundos, às 22h30.
Domingo
A vez é do hip-hop. Cinco grupos fazem apresentações intercaladas com batalhas de rimas e uma banda de reggae. A última atração, prevista para as 22h30, é o grupo paulista de rap Realidade Cruel.
; Memória
Das ruínas
Fim de 2006. As paredes de uma casa de shows na Quadra 101 desabam. As ruínas chamaram a atenção de Tiago. Ele viu, ali, o ponto certo para o projeto do Skate Park. Foi a várias madeireiras do Recanto das Emas. Depois de muitos nãos, recebeu um sim. Conseguiu ajuda no valor de R$ 700. O resto das ripas usadas nas rampas do Poerão do Rock foi adquirido em terrenos abandonados da vizinhança. Tiago deu as primeiras aulas do projeto Skate Park nas cidades. Poucos meses depois, o Skate Park do Recanto ficou pronto ; com aparelhos de concreto e erguido com recursos da Administração Regional. Tiago pretende iniciar, em julho, sua própria escolinha, financiada por empresários locais.