Cidades

Comitiva do GDF conhecerá hoje sistema de linhas de bondes que poderá ser utilizado na W3

Ana Maria Campos
postado em 25/06/2009 08:43
Paris - No primeiro compromisso oficial da agenda na Europa, o governador José Roberto Arruda (DEM) visitará nesta manhã um exemplo bem-sucedido de sistema de transporte estruturado em torno de linhas de metrô leve com integração de ônibus. Arruda e comitiva vão conhecer o modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Montpellier, cidade no sul da França, distante 760km de Paris. A experiência tem muitas semelhanças com o projeto realizado no Distrito Federal, que ligará o aeroporto de Brasília à W3 Norte. O sistema de linhas de bondes modernos foi construído em Montpellier, uma vila milenar com monumentos romanos, de forma a preservar as características originais da cidade com 400 mil habitantes. Na W3, por causa do tombamento de Brasília, o projeto também terá de levar em conta o plano original da via que foi concebida para ser uma das principais do Distrito Federal. A rapidez no transporte público que passou por melhorias nos últimos 10 anos facilitou o turismo na cidade a 10 quilômetros da costa mediterrânea. A expectativa do GDF é que o mesmo ocorra com a W3 Sul, principalmente com a facilidade do acesso do aeroporto ao centro de Brasília, com vistas à Copa de 2014, e a revitalização da avenida, provocada pelo aumento do fluxo de pedestres na região. A Alstom, que integra o consórcio vencedor da licitação para a construção do VLT no Distrito Federal, é a fornecedora também do sistema de Montpellier, que entrou em operação em 2000, e está na etapa de implantação de sua terceira linha. No Distrito Federal, integram o consórcio também a Via Engenharia e a Mendes Júnior. O grupo venceu uma licitação iniciada no ano passado, mas para começar a obra depende ainda de licenciamento ambiental. Viagens a Brasília Em Montpellier, Arruda - viajou acompanhado do secretário de Transportes, Alberto Fraga, e do presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza - vai assinar um termo de cooperação com a prefeitura da cidade, de forma que técnicos franceses possam dar apoio para a construção do VLT em Brasília e também acompanhar a implantação do projeto como forma de avaliação de uma nova experiência no setor de transportes. Para viabilizar essa parceria, o GDF vai contar com o apoio financeiro da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A instituição controlada pelo governo francês vai disponibilizar 350 mil euros, ou seja, aproximadamente R$ 1 milhão para as missões de brasileiros na França e de representantes da CAM (Communauté Agglomération de Montpellier) em Brasília. O acordo tem vigência de seis anos e deve sofrer avaliação anual da AFD. Nesta viagem à Europa, Arruda também negocia com a Agência Francesa de Desenvolvimento a liberação de financiamento no valor de R$ 350 milhões para a construção do VLT. A primeira etapa do sistema, que vai ligar o Terminal da Asa Sul até o Pátio Brasil, deverá custar R$ 627 milhões. O contrato está pronto para ser assinado, o que deve ocorrer em setembro quando o presidente francês, Nicolas Sarkozy, visitará o Brasil. Amanhã, o governador fará uma visita à sede da AFD em Paris. (AMC)

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