postado em 25/06/2009 13:52
O desespero de D.C.R., de 24 anos, foi visto pelos dois filhos com idades de 3 e 4 na tarde desta quarta-feira (24/6). Para salvar a própria vida e a das crianças da ira do marido, ela se escondeu em um matagal próximo à chácara onde moram, perto da Ponte Alta, no Gama, até a chegada da Polícia Militar.
Segundo informações da PM, a mulher ligou para o telefone da emergência (190) informando que foi agredida pelo marido e que estava escondida dele com os filhos no mato, devido às ameaças de morte do companheiro.
Amedrontadas, as vítimas foram socorridas por uma equipe do Grupo de Operações Táticas da PM (GTOP 29 A). Em seguida, os militares seguiram à procura de Giunei Ferreira Santos, 29 anos, que foi preso nas proximidades da casa, enquanto procurava as vítimas. O comerciante estava armado com revólver calibre 38, com três munições já usadas e outras vinte intactas, além de uma espingarda de ar comprimido.
De acordo com a polícia, ele teria confessado que procurava a mulher e os filhos para matar, mas não disse qual teria sido o motivo da fúria. Giunei foi levado para a 20ª DP (Gama). Na DP, ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e também por violência contra a mulher, baseado na lei 11.340, a conhecida Lei Maria da Penha.[SAIBAMAIS]
Em busca de soluções
Na última semana, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou recomendação à Polícia Civil do DF com diversas medidas a serem tomadas para assegurar o correto cumprimentos da Lei Maria da Penha.
De acordo com a recomendação, a Polícia Civil deve registrar o crime de violência doméstica mesmo que já exista termo circunstanciado, inquérito policial ou pedido de medida de proteção para a vítima.
Aula Inaugural
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, por meio da Coordenação para Assuntos da Mulher, promove a Aula Inaugural da Rede Integrada de Atendimento às mulheres.
A aula também marcará a abertura dos cursos de capacitação de funcionários do GDF e de órgãos que trabalham em contato direto com mulheres vítimas de violência. O evento ocorre nesta quinta-feira (25/6), a partir das 19h, na Academia de Tênis Resort, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES).
A aula inaugural será ministrada pela Secretária Especial de Políticas para Mulher, ministra Nilcéa Freire.O secretário de Justiça Alírio Neto e a coordenadora dos Assuntos da Mulher, Valéria Sousa, farão as intervenções.
Na ocasião, serão abordados os temas: violência: aspectos históricos, conceituais e culturais; modelos explicativos da violência contra a mulher; violência de gênero e direitos humanos e convenções internacionais e compromissos do Governo brasileiro.
A aula pode ser assistida por toda comunidade civil, funcionários do GDF e integrantes de movimentos de proteção aos direitos da mulher. São esperadas, em média, 250 pessoas.
Atendimento as Mulheres
No DF, a Rede Integrada existe desde o ano passado e serve para integrar todos os órgãos do governo do Distrito Federal, com objetivo de qualificar e humanizar o atendimento às vítimas de violência. Esse mesmo modelo já existe em outras unidades da federação e também em outros países.
Serviço
Academia de Tênis Resort
Data: hoje (25/6)
Hora: 19h
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 4, conjunto B, lote 1-B. Salão Murano.
Telefone: (61) 39056670, 91199119 e 96182845