postado em 28/06/2009 16:25
Mais cinco casos de Influenza A (H1N1) foram confirmados neste domingo (28/6) no Distrito Federal, que registra agora 26 casos da doença, segundo o boletim do Ministério da Saúde baseado nas informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 14h de hoje. Ontem, outros dois novos casos já tinham sido confirmados no DF.
[SAIBAMAIS]
Na manhã de hoje, o Rio Grande do Sul registrou a primeira morte por gripe suína no país - a de um homem de 29 anos que contraiu a doença durante uma viagem à Argentina.
O boletim do ministério informa que foram registrados mais 36 novos casos de infecção pelo vírus Influenza H1N1 em todo o país; agora o Brasil contabiliza um total de 627 casos.
Novos procedimentos
Na última sexta-feira (26/6), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou novos procedimentos para o tratamento de casos suspeitos da doença. Ele também orientou escolas e empresas a não interromper suas atividades em função da doença sem uma orientação prévia das autoridades de Vigilância em Saúde.
Recomendação para não viajar
Ainda na terça-feira, o Ministério recomendou que fossem adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles Argentina e Chile.
Temporão ressaltou que a medida é recomendação e não uma determinação, pois o governo não pode proibir a circulação de pessoas, já que não há uma posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto.
Segundo o ministro, a recomendação vale apara todos os brasileiros, em especial para mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas (pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de 2 anos e idosos com 60 anos ou mais.