postado em 30/06/2009 11:28
A primeira etapa da Provinha Brasil, realizada em março deste ano, teve bons resultados. De acordo com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, a maioria dos 29 mil alunos de rede pública que fizeram a prova atingiu a meta que o Ministério da Educação (MEC) esperava para 2022: 25% deles atingiram o nível 3 da escala de proficiência da avaliação, 30% o nível 4 e 8% o 5, o mais elevado da escala.
Para a segunda etapa da Provinha, que será realizada em novembro, o objetivo é conseguir levar os quase 38% dos alunos que ficaram entre os níveis mais baixos para o nível 3 e elevar o restante para os níveis superiores.
Com o intuito de alcançar esta meta, a Gerência de Ensino Fundamental realizou nesta terça-feira (30/06) o Fórum do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Durante o encontro com professores, diretores, gestores de ensino, foram discutidas estratégias para conseguir elevar o nível dos alunos por meio da melhoraria do aprendizado.
Provinha Brasil
Criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a Provinha é um exame de participação voluntária, oferecido às Unidades da Federação e aos municípios com o objetivo de realizar um diagnóstico do processo de alfabetização de crianças. O Distrito Federal participa do processo desde 2008.
As crianças do 1º e 2º anos - de seis a oito anos - que conseguem chegar ao nível 4, por exemplo, precisam acertar de 21 a 22 questões. Isso significa que elas conseguem ler os textos na ordem direta (começo, meio e fim), compreendem o que leem, conhecem o vocabulário e a estrutura sintática simples (sujeito verbo objeto), sabem localizar informações e deduzir.
Escala de proeficiência:
Nível 1 - até 13 acertos - início da apropriação das habilidades referentes ao domínio do sistema alfabético.
Nível 2 - de 14 a 17 acertos - consolidação das habilidades referentes ao conhecimento e uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e sons, iniciando a leitura de palavras com vários tipos de estrutura silábica.
Nível 3 - de 18 a 20 acertos - consolidação da capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, frases com sintaxe simples (sujeito verbo objeto) e utilização de estratégias para ler, superficialmente, textos curtos.
Nível 4 - de 21 a 22 acertos - leitura de textos na ordem direta (começo, meio e fim), de estrutura sintática simples (sujeito verbo objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Localização de informações, inferências e compreensão do assunto do texto.
Nível 5 - de 23 a 24 acertos - domínio do sistema de escrita e da leitura compreensiva, acima do definido como aceitável para o fim do segundo ano de escolarização.