Cidades

Projeto Rua do Lazer oferece esporte e brincadeiras às crianças

postado em 05/07/2009 12:19
Um sábado de sol no Itapoã, a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto, era sinônimo de poeira e ócio. Não é mais. Aos poucos, a cidade, que ainda enfrenta toda ordem de problemas sociais, começa a desfrutar, nos seus parcos 4 anos e meio de vida, de um pouco mais de civilidade. A marca está no asfalto, que chega a quase 70% das ruas, e do esgoto encanado em cerca de 90% das casas, de acordo com dados da Administração Regional. Mas o termômetro da qualidade de vida no local, diretamente percebido pelos moradores, estava ontem estampado no sorriso aberto das crianças e adultos que participaram do projeto Rua do Lazer, ao lado do restaurante comunitário. Pela manhã, cerca de 50 meninos e meninas iniciavam um dia diferente, com direito a cama elástica, capoeira, futebol, pingue-pongue, dominó e xadrez, entre outras atividades, além de pipoca e cachorro quente de graça.

Ainda não eram 11h e Giselle Rayane da Silva, 9 anos, moradora do Itapoã, estava pela segunda vez na fila da cama elástica, com olhinhos brilhantes e sorriso aberto ao ver as cambalhotas do irmão no brinquedo. Para ela, o mais difícil foi esperar a chance de pular novamente. ;É bom pular porque parece que a gente vai voar;, definiu Giselle, ao tentar explicar o prazer que sentia na cama elástica. Thalisson Barreto de Melo Silva, 13 anos, morador da vizinha Paranoá, foi ontem ao Itapoã participar da roda de capoeira da Associação dos Adeptos da Bahia, que engrossou o projeto promovido pela Administração do Itapoã. ;É sempre bom vir aqui. Acho que ajudo ao incentivar os outros meninos a praticar a capoeira;, avaliou Thalisson, que começou na atividade há um ano e meio.

Para mestre Koreia, líder do grupo de capoeira do Itapoã e do Paranoá, a Rua do Lazer foi mais uma excelente iniciativa para desenvolver a convivência em grupo e o espírito de coletividade. ;Isso aqui ajuda a comunidade a ter outras atividades e a tirar os meninos da droga, da violência;, resumiu. Segundo Koreia, a associação que dirige já conta com 400 capoeiristas só no Itapoã. ;Esse tipo de lazer contribui para criar opção para a comunidade, que é muito carente;, definiu o administrador regional da cidade, Marco Aurélio Denes. Segundo ele, há apenas duas quadras poliesportivas para uma população de 100 mil habitantes. Ontem, foi a quarta edição do Projeto Rua do Lazer na cidade em 2009.

O Governo do Distrito Federal (GDF) promete construir mais duas quadras poliesportivas e duas escolas para ensino fundamental e médio no Itapoã, cidade que ainda ostenta elevados índices de violência e vê parte da sua população jovem, cerca de 10 mil estudantes, migrar diariamente para o Paranoá em busca de escola e atividades de lazer.

Faroeste

Danilo Rodrigues, 50 anos, morador da Rua do Lazer, viu somente vantagens no projeto. ;É importante para as crianças. É bom para integrar as pessoas;, declarou. Segundo ele, que trabalha como vendedor ambulante de milho cozido e pamonha, o lazer organizado na rua foi uma ótima ideia. ;Quando as pessoas não têm trabalho nem diversão, elas tendem a virar bandido. Isso aqui era um faoreste;, lembrou. Rosângela Rocha, secretária do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, também participou da Rua do Lazer do Itapoã para divulgar o trabalho do órgão. ;Quanto mais carente a comunidade, maior é a violência contra a mulher. Mas nossa intenção é ajudar a família;, definiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação