postado em 06/07/2009 12:06
Um jovem de 18 anos foi mais uma vítima das brigas entre gangues no Distrito Federal.
Na madrugada desta segunda-feira (6/7), por volta das 1h30, quatro jovens foram agredidos e três deles baleados enquanto conversavam em frente à casa 1 da QR 403, conjunto 6, em Samambaia. Mardiney de Carvalho Lopes levou um tiro na cabeça e morreu no local. A polícia já tem o nome dos quatro suspeitos do crime. A 26ª DP (Samambaia) investiga o caso.
Outros dois rapazes foram atingidos por disparos de arma de fogo, mas conseguiram sobreviver. Aldo Andrelino Júnior, 20 anos, levou um tiro na coxa esquerda e Alan Araújo Freire, 18, recebeu um tiro no abdomen. Eles foram socorridos pela Polícia Militar e por uma viatura da Unidade Tática de Emergência (UTE) do Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional de Taguatinga. Leonardo Félix de Sousa Silva, 20, conseguiu fugir do loca e levou apenas coronhadas na cabeça.
De acordo com o delegado adjunto da 26ª DP, Edson Viana de Oliveira, testemunhas afirmaram à polícia que os quatro rapazes conversavam em via pública, quando outros quatro jovens se aproximaram deles. Os suspeitos teriam perguntado às vítimas se elas elas eram as que "gostavam de matar o pessoal da 603?".
Em seguida, mandou que todos deitassem no chão. Após darem coronhadas em todos, eles atiraram contra Mardiney, Aldo e Alan. Leonardo correu e conseguiu se livrar dos tiros. Os acusados fugiram do local.
Segundo Viana, todos os envolvidos, vítimas e autores, têm passagens pela polícia. Quando presos, os acusados serão autuados por homicídio e tentativa de homicídio, além de lesão corporal. Pela soma das penas, os acusados podem levar de 20 a 30 anos de reclusão.
O policial explica ainda que há um agravante no caso, pois, pelos indícios levantados até o momento, os homens premeditaram a execução de Mardiney. "A gente percebe que houve um intuito de matar. Foi um crime por vingança", analisa o delegado.
Setor P Sul de Ceilândia
As brigas de gangues têm se tornado uma constante em diversos pontos do DF. Em Ceilândia, cidade vizinha à Samambaia, um levantamento feito pelo Correio aponta que pelo menos 10 homicídios ocorreram na região, há aproximadamente um ano. As desavenças mais recentes envolveram jovens das QNPs 16, 20, 22 e 26 do P Sul e têm como motivo o tráfico de drogas e roubos.
"Os ataques não são aleatórios. Eles sempre vão a determinado lugar com um alvo certo em mente", destacou o delegado Saulo Ribeiro Lopes, da 23ª DP (P Sul). "Temos direcionado nosso trabalho para desarticular e prender os integrantes desses bandos. E posso afirmar que o cerco está se fechando sobre eles", acrescentou.
Com informações de Guilherme Goulart