postado em 06/07/2009 17:16
Um total de 4.451 alunos dos centros educacionais PAD/DF e CED Taquara, localizados na área rural de Planaltina, e da Escola Classe 53 de Ceilândia, poderão ter acesso à rede mundial de computadores, a internet, a partir desta terça-feira (7/7). O GDF e a OI vão inaugurar, em cada uma delas, laboratórios de informática que vão conectá-los ao mundo, via internet, e a uma comunidade virtual de 400 escolas públicas brasileiras atendidas pelo programa Tonomundo, da Oi.
Os alunos terão 20 computadores em cada laboratório. Cada uma disponibilizará um servidor para uso do professor, uma impressora, dois aparelhos de ar condicionado e uma câmera fotográfica digital. Foram instalados equipamentos nas escolas rurais, que permitem sinal de banda larga de alta velocidade. O suporte é online. O programa faz a manutenção dos equipamentos e repõe papel e toner para as impressoras por 18 meses.
As salas dos laboratórios foram reformadas pela Oi. Toda a rede elétrica foi trocada, as portas e janelas reforçadas, uma central de alarme instalada, o piso reformado e a pintura refeita. No Distrito Federal 390 escolas possuem laboratório, com uma média de dez máquinas cada. Do total, 165 contam com o serviço de banda larga. O programa Banda Larga nas Escolas do MEC vem disponibilizando o serviço. Sua meta é que 100% das escolas estejam conectadas até o fim de 2010.
A Secretaria de Educação (SEDF) criará em cada uma das 14 regionais de ensino um Núcleo de Tecnologias Educacionais, atualmente presente em cinco regiões de forma a atender a todas, com o objetivo de dar suporte e acompanhamento aos laboratórios e professores. A SEDF também capacitou 172 professores no curso Introdução a Educação Digital e outros 231 estão em capacitação no curso Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo, com término previsto para novembro.
Com informações da Agência Brasília