Cidades

Trabalhos acadêmicos feitos por alunos superdotados fazem parte de mostra que começa hoje

postado em 07/07/2009 08:00

Projetos de arte e trabalhos acadêmicos produzidos por alunos superdotados integram uma exposição aberta à comunidade a partir de hoje. A mostra Conhecimento e arte: um novo olhar conta com pinturas, ilustrações, esculturas, poemas, músicas e uma peça de teatro preparados no primeiro semestre do ano. Cerca de 1,2 mil alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal participam do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS). Em aulas no contraturno escolar, eles desenvolvem o talento para as artes e a ciência.

A mostra é variada e tem peças de todas as frentes de trabalho do núcleo. O NAAHS coordena 43 salas em escolas de todo o DF, onde crianças e adolescentes se aprofundam em uma área escolhida. Pode ser desenho, música, matemática ou outro tema que chame a atenção. Os professores ajudam as crianças a explorar o talento e dão sustentação para que elas cresçam sozinhas. ;O aluno é protagonista e o professor dá um suporte. Ele já chega com um talento, que aqui vai ser lapidado;, explicou a coordenadora do NAAHS no DF, Olzani Ribeiro.

A parede da sala de recursos da Escola Classe 113 Norte está coberta por desenhos do estudante Vinícius Souza Ferreira, 22 anos. O rapaz está no 2; ano do ensino médio e descobriu talento para retratar rostos no papel. Ele usa o contraste do grafite no papel branco para delinear os traços da pessoa homenageada. A lista de famosos ilustrados por Vinícius inclui o presidente Lula e o apresentador de TV Luciano Huck. ;Observo a figura e faço o trabalho com luz e sombra. Comecei em 1996, desenhava com caneta e papel;, comentou.

Além de desenhar, Vinícius canta em um coral e toca teclado. Ele participa do NAAHS desde 2005 e toda semana exercita as técnicas de desenho ao lado do professor. Enquanto treina as ilustrações, aprende a se comunicar melhor. O estudante nasceu com duas características que interferem em sua personalidade: ele é superdotado e tem a Síndrome de Asperger, uma desordem que afeta a comunicação. Ele não compreende metáforas, ou seja, leva tudo ao pé da letra, e tem dificuldade com interpretação de textos. ;Chego à sala e presto atenção, mas não entendo bem a explicação;, disse o estudante. O problema, no entanto, não impede que Vinícius se dedique à arte e produza os desenhos. São de autoria dele vários trabalhos expostos a partir de hoje na mostra.

Liberdade
Segundo Olzani, muitos superdotados são identificados no início do ensino fundamental, aos 6 ou 7 anos, e precisam de liberdade para se desenvolver. ;Isso ajuda a criar pessoas que vão contribuir muito no futuro. Eles têm uma percepção diferente, veem coisas que o senso comum não enxerga;, comentou. Nem sempre o superdotado é aquele que tira 10 em todas as provas. Ele pode ter rendimento baixo em algumas matérias, mas ser excepcional em outras áreas do conhecimento.

A chance de desenhar por tardes inteiras atraiu ao projeto os amigos Felipe de Carvalho Nunes e Davi Ribeiro Marques, ambos de 10 anos de idade. Os alunos da Escola Classe 113 Norte demonstraram habilidade com o lápis e foram encaminhados à sala de recursos para desenvolverem esse talento. Os dois desenham desde pequenos e são loucos por super-heróis. ;Em cada turma tem uma pessoa que sabe desenhar melhor. Na minha, era eu, aí a professora me trouxe para cá;, disse Felipe, que aprendeu sozinho a desenhar.

Atualmente, Felipe trabalha em um livro ilustrado sobre as aventuras de um grupo de zumbis. Ele teve a ideia, fez a capa e começou a escrever a história. O garoto sonha em ter a obra publicada antes de virar adolescente. Felipe e Davi também são bons nos esportes e nas disciplinas da escola. A dupla conhece técnicas de desenho pouco usadas por crianças da mesma idade e quer mais ; logo, eles devem partir para as tintas. ;Quero fazer pintura, escultura de madeira e cerâmica;, revelou Davi.

A exposição será acompanhada de atividades para as crianças, pais e professores. Às 15h de hoje, os estudantes do núcleo de Planaltina apresentam uma peça teatral e, às 16h, haverá uma palestra para a comunidade sobre como identificar as crianças superdotadas e lidar com esse potencial. Amanhã, a partir das 8h30, o grupo de Taguatinga apresenta trabalhos de música, matemática e artes. A tarde é dos alunos do núcleo Upis, que mostrarão um vídeo sobre a evolução dos videogames.

; Como identificar um superdotado

Não há fórmula certa para saber se a criança possui habilidades especiais, mas é possível reparar em alguns sinais. A partir dos 6 anos, a criança pode fazer um teste de inteligência para saber se é superdotada. Abaixo, estão relacionadas características comuns a esse grupo de pessoas:
- Conhecimento acima da média da turma
- Faz muitas perguntas sobre o assunto pelo qual se interessa
- É criativa, original, tem senso de humor
- Tem compulsão por certo assunto. Dedica todo tempo livre àquilo, tem uma persistência fora do comum
- São perfeccionistas e não aceitam bem o erro
- Quando bebês, têm desenvolvimento precoce. Aprendem a falar, andar e a ler mais cedo que os colegas da mesma idade

; Mostra Conhecimento e arte: um novo olhar
Lançamento hoje, às 14h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Aberto até quinta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. Entrada gratuita

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